JUDICIÁRIO: Novos juízes fortalecem Comarcas do Pará

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

Tempo de áudio –

REPÓRTER: A partir desta segunda-feira, dia 11, os 34 novos juízes substitutos aprovados no último concurso do TJPA começam a atuar nas Comarcas da capital e do Interior do Estado. A maioria dos magistrados vai atuar nas regiões Sudeste e Sudoeste do Pará. O restante estará distribuído pelo Nordeste, Marajó, Baixo Amazonas e Capital do Estado. O juiz substituto Gabriel Sturtz, que responderá pela Comarca de Moju, nordeste do Pará, ressalta sua expectativa em assumir a Comarca.
 
SONORA: Juiz substituto, Gabriel Sturtz.
 
“A expectativa é muito grande e revela até uma certa ansiedade. Eu vou procurar me socorrer dos meus servidores, procurar me socorrer dos meus colegas também, porque evidentemente eu não tenho experiência como juiz, tenho experiência já no judiciário, mas não como juiz, assim de primeira instancia. Eu espero que nós tenhamos uma equipe de trabalho muito boa e ajudar, enfim, o poder judiciário daquela localidade e o poder judiciário do estado do Pará.”
 
REPÓRTER: Os juízes foram empossados no dia 29 de fevereiro e até a última sexta-feira, dia 8, participaram do Curso de Formação Inicial para Magistrado, na Escola Superior da Magistratura (ESM) do Tribunal de Justiça do Pará. O juiz tem que conhecer a realidade da Comarca que trabalha, destacou o Juiz substituto da Comarca Pacajá, também no sudoeste do estado, Rodrigo Soares.
 
SONORA: Juiz substituto,Rodrigo Soares.
 
A partir do momento que recebi a portaria de designação para a Comarca de Pacajá, a primeira atitude foi conhecer as pessoas que lá trabalham o município, a realidade local. O juiz de direito, ele tem que conhecer a realidade da comarca que ele trabalha para tomar as decisões mais adequadas e poder trabalhar de uma forma melhor para a sociedade”.  
 
REPÓRTER: Com a designação de novos juízes, o TJPA avança na expansão do Judiciário no fortalecimento de Comarcas para atender as demandas jurisdicionais no Estado.  O juiz substituto é designado para exercer suas atividades em qualquer Comarca do Pará, conforme necessidade e interesse do órgão. Entre as Comarcas que recebem os mais novos magistrados estão os municípios de Altamira, Canaã do Carajás, Rondon do Pará, Parauapebas, Ourilândia do Norte, Redenção, Santana do Araguaia,, entre outras.
 
Com a colaboração de Thamyres Nicolau, reportagem, Storni Jr.
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.