Data de publicação: 20 de Junho de 2017, 23:01h
Mulheres não tem muita frequência em realizar doações em na capital da Paraíba
LOC.: João Pessoa é uma cidade que consegue se manter com as doações de sangue que o Hemocentro da capital recebe. Uma média de 3.500 auxílios por mês só na capital. Atualmente o cenário de doações é estável e após os festejos juninos os números devem aumentar. Segundo a diretora do Hemocentro Coordenador de João Pessoa, Rosângela Carneiro, o público que mais tem ajudado com essa ação é o masculino. Com isso, campanhas estão sendo agendadas, visando o aumento da doação feminina. Para quebrar alguns mitos de que o sangue pode engrossar e que o organismo não repõe o sangue cedido, Rosângela explica como saber se a pessoa pode ou não doar.
TEC./SONORA: Rosângela Carneiro, diretora do Hemocentro Coordenador de João Pessoa.
“Primeiro você precisa estar se sentindo bem. Você estando bem de saúde, tendo um peso acima de 50 quilos, e tendo uma idade de 16, porque com 16 anos você já pode doar, mas acompanhado do seu pai, da sua mãe, o responsável. Ai você com um documento oficial com foto, você vem ao hemocentro onde é feito toda aquela triagem, e, estando apto, você faz a doação.”
LOC.: Os tipos sanguíneos negativos são os mais procurados em todo o Brasil, mas, independente disso, o importante é doar. É o que acontece com a enfermeira de 32 anos, moradora de João Pessoa, Luciana Gomes. Portadora do tipo O positivo, ela já vem realizando a ação há um ano junto ao hemocentro da capital. Ela explica o sentimento de realizar uma doação de sangue.
TEC./SONORA: Luciana Gomes, enfermeira.
“É muito gratificante saber que eu estou ajudando as pessoas que estão lá no leito necessitando de uma doação para sobreviver a uma doença ou em questão do cadastro de medula que eu também faço, né? Saber que eu posso salvar uma vida, quatro vidas até com uma única doação.”
LOC.: O Hemocentro Coordenador da Paraíba está localizado na Avenida Dom Pedro II, em João Pessoa. O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das sete da manhã às cinco e meia da tarde e aos sábados da sete da manhã às cinco da tarde. Doe sangue regularmente e ajude a quem precisa. Para mais informações, acesse saude.gov.br/doesangue.
Continue Lendo
O Brasil 61 é um portal de comunicação que leva informações para todo o Brasil. Somos especialistas em produzir conteúdo particularizado para sua região. Trazemos as principais notícias do Planalto Central especialmente pra você. Todo o nosso conteúdo é gratuito e de livre reprodução.
© Brasil 61 2023 • Desenvolvido pela   Humanoide.dev