JI PARANÁ (RO): Unidade de coleta e transfusão de Ji Paraná convoca doadores a se tornarem assíduos

A unidade nem sempre consegue atingir a meta de bolsas de sangue.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: A unidade de coleta e transfusão de sangue de Ji Paraná convoca doadores para tentar estabilizar os estoques de bolsas de sangue. De acordo com a enfermeira Idenice Tomas, a unidade tem uma meta mensal de 450 bolsas, que nem sempre é atingida. A unidade de Ji Paraná atende a rede pública e privada de 11 municípios, entre eles Jaru, Ouro Preto do Oeste e Mirante da Serra. Com campanhas de incentivo à doação, o objetivo do órgão é transformar doadores casuais em doadores fidelizados, ou seja, aqueles que praticam o ato com frequência, ajudando a salvar cada vez mais vidas.

 

TEC./SONORA: Idenice Tomas, enfermeira da unidade Ji-Paraná.

 

“É tão importante que a gente costuma falar que são doadores fidelizados, que nós podemos contar com eles durante o período de crise. Então, a gente considera um doador fidelizado as mulheres que fazem em média três doações ao ano e os homens que fazem em média quatro doações por ano. Então, a gente pode contar com eles de forma sistematizada e aguarda cada vez mais essa fidelização de doadores de sangue.”

 

LOC.: Alessandro Prestes, de 37 anos, é um dos doadores frequentes da unidade de coleta de Ji Paraná. Nascido no município e morador do bairro Nova Brasília, ele começou a doar há 12 anos e hoje já realizou um total de 43 doações. O advogado mantém a frequência de quatro doações por ano e procura manter a saúde em dia para não deixar de praticar a boa ação. Por isso, ele cuida da alimentação, não fuma, não bebe e se orgulha de nunca ter tido problemas na qualidade do sangue doado. E ele manda um recado para você.

 

TEC./SONORA: Alessandro Prestes, advogado.

 

“A pessoa que doa pela primeira vez passa a ter vontade de doar mais vezes, porque ela vai saber que aquele sangue dela com certeza vai ser usado numa pessoa que está precisando, muitas vezes até salvando a vida dessa pessoa. Eu queria dizer para as pessoas que são doadoras, que continuem doando. E para aquelas que não são, que têm algum receio, que procurem o hemocentro. No próprio hemocentro, a pessoa vai ter todas as informações, pode até acompanhar uma coleta em alguém e vai ver que o risco é mínimo e a pessoa vai estar ajudando o próximo.”

 

LOC.: Para doar sangue, é preciso pesar mais de 50 quilos, ter entre 16 e 69 anos, boa saúde e vontade de ajudar. Para menores de 18 anos é necessária a autorização dos pais ou responsáveis. A unidade de coleta e transfusão de Ji-Paraná funciona de sete e quinze da manhã até as seis da tarde e fica no centro da cidade, na Rua Vilagran Cabrita. Para falar com a unidade ligue para 3422-6762. Repetindo: 3422-6762. Doe sangue regularmente e ajude a quem precisa. Para mais informações, acesse saude.gov.br/doesangue.

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.