IVAIPORÃ (PR): Município imunizou 54% das jovens de 11 a 13 anos. Meta do Ministério é de 75%

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Os moradores de Ivaiporã não devem se assustar com boatos relacionados a vacina contra o vírus HPV. Agentes de saúde da cidade estão preparados para tirar todas dúvidas sobre a vacina, orientar sobre supostas reações adversas que saíram na mídia e imunizar as adolescentes de 11 a 13 anos. A vacina na rede privada custa aproximadamente dois mil reais, enquanto que, na rede pública de saúde ela é distribuída gratuitamente para prevenir as jovens do câncer do colo de útero. O Secretário de ciência, tecnologia e insumos estratégicos do ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, alerta que a cada dia 14 mulheres morrem em decorrência do câncer do colo de útero.
 
SONORA: Secretário de ciência, tecnologia e insumos estratégicos do ministério da Saúde, Jarbas Barbosa
 
“O câncer do colo de útero ainda mata a cada dia 14 mulheres em nosso país. São as mães e as avós das meninas que hoje tem a oportunidade de tomar a vacina. Por isso que nenhuma família pode negar esse direito a menina, por isso que a menina se conscientize, se informe e exija que o seu direito seja garantido. Que ela vai poder ser a primeira geração de brasileiras onde a morte por câncer do colo de útero vai estar eliminada''.
 
REPÓRTER: Da primeira quinzena de dezembro do ano passado até a segunda semana de janeiro de 2015, o município saiu de dois por cento para 57 por cento das meninas de 11 a 13 imunizadas contra o vírus HPV. Mas a meta do ministério da Saúde para tentar erradicar o vírus é de 75%. A vacina contra o papiloma vírus é eficaz na prevenção do câncer do colo de útero. Quem garante é o coordenador de imunização do estado do Paraná, João Luís Crivellaro. Ele faz um convite as jovens para tomarem a vacina contra o HPV.
 
SONORA: coordenador de imunização do estado do Paraná, João Luís Crivellaro

“É uma vacina que dá uma eficácia muito boa. Eficiência imuno-biológica excelente e a gente está convocando todas as meninas de 11, 12 e 13 anos para que possa estar tomando a vacinação com três doses. Sendo a primeira dose a partir de hoje. A segunda dose agenda para seis meses e a terceira dose, cinco anos após a segunda dose ”.
 
REPÓRTER: Os pais devem levar as jovens de 11 a 13 anos de Ivaiporã para tomar a vacina. As jovens que ainda não tomaram a primeira dose devem correr para a unidade de saúde mais próxima para se imunizar. Basta apresentar carteira de vacinação ou documento de identidade. Dois postos na zona rural e um na zona urbana fazem a imunização das adolescentes. A principal unidade de saúde fica na Avenida Souza Naves, 2760, próximo a sede da Companhia de Saneamento do Paraná. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira de sete e meia da manhã às quatro da tarde.
 
Reportagem, Pedro Paulo Borges

Receba nossos conteúdos em primeira mão.