Data de publicação: 29 de Novembro de 2016, 19:15h, atualizado em 17 de Julho de 2020, 18:31h
LOC: Transmitido por apenas um mosquito, a Dengue, a Chikungunya e o Zika, costumam deixar a vítima de cama por vários dias, inativa. Só há uma maneira de evitar essas doenças: cuidar para que o mosquito não se reproduza. E atenção. Além de ter cuidados com água parada em casa, é importante ficar de olho na vizinhança. O advogado Francisco Viali, de 34 anos, mora em uma casa no Centro da cidade. Ele foi vítima da Dengue por duas vezes. Para ele, foi consequência da falta de limpeza do terreno baldio vizinho de sua casa, propiciando focos do mosquito..
TEC/SONORA: Francisco Viali Sobrinho, advogado
“A verdade é que a minha casa, nessa época, a gente já cuidava. Só que tinha, ao lado, um terreno vago, que eles [donos] não cuidavam. Aí, depois disso, fomos lá e pedimos para olharem com mais atenção, porque quando chovia deixava muito água acumulada em garrafas, pneus.”
LOC: Em Ituiutaba, atualmente, 54 agentes de saúde vistoriam casas e outros imóveis buscando focos do mosquito. Segundo o coordenador Geral da Vigilância Ambiental em Saúde da cidade, Antônio Carlos Freitas, alguns proprietários se negam a receber os agentes de endemias para vistorias. Nestes casos, uma lei garante à Prefeitura o direito de entrar no imóvel, se ficar comprovado que ele possui criadouros do mosquito e que isso ameaça a saúde da vizinhança. Se houver resistência, o dono é multado.
TEC/SONORA: Antônio Carlos de Freitas, Coordenador Geral da Vigilância Ambiental em Saúde de Ituiutaba.
“A lei nos permite realizar todas as ações no combate à Dengue. Temos alguns casos de aplicação de multa. Alguns foram multados. Mas dificilmente temos resistência a ponto de aplicar essas leis.”.
LOC: Do começo do ano para cá, já foram confirmados 18 casos do Zika e mais de dois mil casos de Dengue na cidade. O coordenador da Vigilância em Saúde, Antônio Carlos de Freitas, faz um apelo à população de Ituiutaba. .
TEC/SONORA: Antônio Carlos de Freitas, Coordenador Geral da Vigilância Ambiental em Saúde de Ituiutaba.
“Que aproveite esse horário de Verão, para que chegue em casa, olhe seus quintais, calhas, caixas d’agua. E vamos fazer o dever de casa. A gente não quer a população sofrendo com Dengue, nem Chikungunya, nem Zika.”
LOC: Faça sua parte! Não vamos deixar um simples mosquito prejudicar nossas vidas. Saiba mais sobre o mosquito e o que ele transmite em saude.gov.br/combateaedes.
Continue Lendo
O Brasil 61 é um portal de comunicação que leva informações para todo o Brasil. Somos especialistas em produzir conteúdo particularizado para sua região. Trazemos as principais notícias do Planalto Central especialmente pra você. Todo o nosso conteúdo é gratuito e de livre reprodução.
© Brasil 61 2023 • Desenvolvido pela   Humanoide.dev