ITORORÓ (BA): Meninas que tomaram primeira dose da vacina contra HPV devem retornar aos postos de saúde

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

...

TEC: Trilha (BG)

 

LOC: Itororó é um exemplo na vacinação contra o Papiloma Virus Humano, o HPV, para outros municípios da Bahia e do Brasil. Durante a primeira etapa da campanha, iniciada em março deste ano, das 326 meninas de 9 a 11 anos que precisavam ser vacinadas, 290 tomaram a vacina contra o vírus, segundo dados da Secretaria de Saúde do município. Isso significa um percentual de mais de 85% de meninas vacinadas em toda a cidade. De acordo com Thaína Barbosa, que é Coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal de Itororó, existem sete salas de vacina na cidade e todas jovens da faixa etária devem procurar qualquer uma dessas unidades para se vacinar. Segundo Thaína, uma das unidades de saúde que mais recebem as jovens é o Centro de Saúde Dr. Manoel Rodrigues, que fica no centro da cidade. Para repetir a fórmula do sucesso na vacinação das meninas na segunda etapa da campanha, Thaína Barbosa explica que a secretaria está investindo na comunicação.   

 

TEC: Thaína Barbosa Coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal de Itororó.

 

“As estratégias que a gente utiliza aqui no município é o ‘boca-a-boca mesmo e através do rádio, que é um meio muito bom de comunicação. Aqui nós temos também carros de som, que anunciam na cidade né, em época de campanha; uma semana antes a gente já começa a anunciar o dia ‘D’ e depois do dia ‘D’ se a gente vir que não alcançou a meta, a gente continua anunciando até alcançar a meta.”

 

LOC: O câncer de colo do útero é o terceiro tipo de câncer mais comum entre as mulheres e o principal causador desse tipo de câncer é o vírus HPV. É por isso que Thaína Barbosa alerta os pais sobre a importância de levar suas jovens para tomar a vacina.

 

TEC: Thaína Barbosa Coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal de Itororó.

 

O recado que eu dou para os pais é que o câncer de colo de útero é um dos cânceres, aqui no Brasil, que mais estão agredindo as mulheres. Então essa oportunidade que essas meninas estão tendo agora, infelizmente muitas das mulheres que tiveram e estão tendo câncer de colo do útero não tiveram essa oportunidade né? Então a prevenção é a melhor qualidade de vida, é a maior prova de amor que os pais têm que dar aos seus filhos.”

 

TEC: Sobe e Desce (BG).

 

LOC: O Instituto Nacional do Câncer, o Inca, estima que mais de mil e cem mulheres desenvolvam o câncer do colo de útero esse ano, só na Bahia. Yasmin Ferreira tem apenas 12 anos de idade, mas já sabe da gravidade da doença. Ela tomou as duas doses da vacina no Centro de Saúde Dr. Manoel Rodrigues. Ela incentiva outras meninas a também tomarem a vacina contra o HPV.

 

TEC: Yasmin Ferreira, personagem.

 

“Eu acho melhor quem não tomou procurar tomar, porque previne o câncer de colo de útero. E eu tomei e não me doeu em nada, mas preveniu outras dores que eu poderia sentir.”

LOC: É importante lembrar que a vacina funciona melhor para aquelas mulheres que ainda não tiveram contato com o vírus, de preferência para aquelas que ainda não tiverem iniciado as atividades sexuais. É por isso que as vacinas são oferecidas apenas para as meninas de 9 a 13 anos de idade, como explica a presidente da Associação Brasileira de Imunização, Isabella Ballalai.

 

TEC: Isabella Ballalai, presidente da Assossiação Brasileira de Imunização.

 

“As meninas com menos de 15 anos, elas respondem muito melhor à vacina, por conta do sistema imunológico delas ser melhor do que o das mais velhas. Então para elas, a gente faz as três doses em cinco anos. Para as mais velhas, e para as mulheres, são necessárias três doses no intervalo de seis meses, em seis meses essa pessoa toma as três doses.”

 

LOC:  A vacina contra o HPV foi introduzida no calendário nacional de vacinação no ano passado para atender meninas de 11 a 13 anos de idade. Este ano, o Ministério da Saúde está priorizando a vacinação de crianças e adolescentes de 9 a 11 anos. As meninas e adolescentes com 12 e 13 anos, que ainda não tomaram a primeira ou a segunda dose, também devem procurar as unidades de saúde para atualizarem o cartão de vacinação.  A criança ou a adolescente deverá tomar três doses para completar a proteção. Obtenha mais informações sobre a vacina contra o câncer do colo do útero e o HPV em uma unidade de saúde mais próxima de sua casa e no  portal do Ministério da Saúde na Internet, www.saude.gov.br/hpv.

TEC: Encerra trilha (BG).

 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.