Data de publicação: 21 de Março de 2016, 18:20h
REPÓRTER: Itabuna é o primeiro município baiano a adotar o aplicativo “Xô Aedes” para combater o mosquito que transmite a dengue, a febre chikungunya e o vírus Zika. A ferramenta está disponível para Android e até abril deve estar disponível também para o sistema iOS.
O aplicativo permite que a população denuncie ao Departamento de Vigilância Epidemiológica possíveis criadouros do mosquito, lembrando que a fêmea deposita seus ovos em lugares onde há água parada.
De acordo com o coordenador do Instituto Municipal de Administração Pública de Salvador, Jaildo Aboboreira, o "Xô Aedes" tem um sistema GPS que facilita a localização exata do ponto denunciado de foco do mosquito.
Dessa forma, os moradores de Itabuna se transformam, eles mesmos, em agentes de combate ao Aedes. A denúncia dos focos poderá ser feita por fotos enviadas de qualquer lugar da cidade. Com isso, a previsão é de que diminua o tempo entre a denúncia do foco e a ação dos agentes de Controle de Endemias.
Nesta segunda-feira, dia 21, os cerca de 430 agentes de Controle de Endemias receberam os tablets cedidos pela Secretaria Municipal de Saúde e iniciaram treinamento no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães. O curso intensivo sobre como manusear o aparelho segue até o dia 23.
Para saber mais, acesse: combateaedes.saude.gov.br
Continue Lendo
O Brasil 61 é um portal de comunicação que leva informações para todo o Brasil. Somos especialistas em produzir conteúdo particularizado para sua região. Trazemos as principais notícias do Planalto Central especialmente pra você. Todo o nosso conteúdo é gratuito e de livre reprodução.
© Brasil 61 2023 • Desenvolvido pela   Humanoide.dev