ITABERABA (BA): Fumacês realizam quinto ciclo de visitas por bairros do município, semana que vem

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Atenção, moradores de Itaberaba! A partir da próxima segunda-feira, carros fumacê vão percorrer, pela quinta vez, todos os bairros da cidade para ajudar a exterminar o Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e Zika.  A orientação aos moradores é que abram as janelas quando o fumacê estiver passando para que o inseticida entre nas casas. Vai ser o último ciclo em que os carros vão passar por todos os bairros. Depois, os números de infestação do Aedes vão voltar a ser contados, para que a Secretaria de Saúde faça um balanço sobre quais são os lugares que precisam continuar com a aplicação do remédio. Adriana Sampaio é moradora do Bairro Vermelho e trabalha como balconista. Ela já teve dengue e conta o que faz para evitar a doença.

              
SONORA: Adriana Sampaio, balconista
 
 
“Um dos cuidados que eu tenho é não deixar garrafa com a boca para cima, eu viro todas. As plantinhas, aquelas que têm os pratinhos, eu coloco terra. O meu tanque, eu tenho um tanquinho do banheiro, ele é coberto e por baixo ainda tem um plástico. Todas as coisas que juntam água, na minha casa, eu não deixo. Porque eu já tive dengue. E não é bom.”
 
 
REPÓRTER: Além dos fumacês, em Itaberaba, mais de 150 agentes comunitários de endemias e de saúde estão unidos para visitar e eliminar os criadouros do Aedes nos 32 mil imóveis do município. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, Caititu, São João e o centro da cidade são locais com grande infestação. O coordenador de Endemias, Gilson Matos, faz um apelo para que a população colabore com os profissionais de combate ao mosquito.
 
 
SONORA: Gilson Matos, Gerente de Endemias
 
 
“Nesse momento, eu conclamo a população itaberabense que facilite a entrada dos agentes em seus domicílios, para que possamos fazer o nosso trabalho de execução lavário e, evidentemente, controlar o vetor do mosquito. Facilite a nossa entrada, nesse momento.”
 
 
REPÓRTER: Até agora, são 526 casos de dengue, 1.683 casos de Zika e 2.631 casos de chikungunya investigados em Itaberaba. Uma dica importante é tirar 15 minutos, por semana, para combater e checar os focos do mosquito. A principal forma de se proteger de todas as doenças transmitidas pelo Aedes é não deixar  que ele nasça, como lembra o ministro da Saúde, Marcelo Castro.
 
 
SONORA: Marcelo Castro, Ministro da Saúde
 
 
O que a gente precisa ter a compreensão é a de que é um trabalho que é duradouro, que nós não vamos eliminar o mosquito de uma hora para outra e que é preciso ser uma ação continuada, rotineira, sistemática.”
 
 
REPÓRTER: Se você conhece locais que podem ser criadouros do mosquito em Itaberaba, e que não tenham condições de serem limpos pela população, basta ligar para o Disque-Dengue e fazer sua denúncia. O número é: 99212 0954. Saiba mais sobre o Aedes aegypti na internet, no endereço combateaedes.saude.gov.br
 
                                                                    
 Reportagem, Bruna Goularte

Receba nossos conteúdos em primeira mão.