ITABERABA (BA): Cidade continua na luta contra Dengue, Zika e Chikungunya

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

TEC/SONORA: Maria Cledes, personagem
 
“Eu tive febre, dor de cabeça, e dor nas juntas das mãos e dos pés. Todas as juntas me doíam. E doía de tal forma que, às vezes, eu não conseguia nem andar direito.”
 
LOC: Foi assim que Maria Cledes se sentiu depois que teve Dengue. Você ainda tem dúvida de como essa doença é terrível? Sem contar que o mosquito também pode transmitir o vírus Zika e a Chikungunya. Maria Cledes é funcionária pública, tem 55 anos e conta que sempre elimina os criadouros dentro de casa. Ela mora no loteamento Bahia e lamenta ter sido picada pelo mosquito.
 
TEC/SONORA: Maria Cledes, funcionária pública
 
“Daqui de casa não foi. Você combate em sua casa, mas o vizinho não combate. No meu quintal não tinha nada. Aí, depois descobri que o pessoal estava viajando. Aí foi difícil. E a gente dava queixa, o pessoal vinha passava remédio.”
 
LOC: Esse é o problema. O mosquito não pica só a pessoa que deixou água parada para ele por os ovos. É por isso que a população de Itaberaba tem que eliminar o mosquito. Até porque, no município, só em 2016, foram registradas mais de mil e 500 notificações de Zika, 200 de Dengue e cerca de quatro mil de Chikungunya. E é muito fácil combater o inseto. Se você ainda não sabe onde encontrar focos, o Gerente de Educação em Saúde, Paulo Barbosa, vai te ensinar.
 
TEC/SONORA: Paulo Barbosa, Gerente de Educação em Saúde
 
Dentro do tanque, do tonel, dos potes, da calha, da planta aquática, do pneu, das garrafas, das botas que estão lá no quintal, brinquedos que também estão lá. Primeiramente, a gente deve fazer uma faxina dentro da nossa casa, tirar essas coisas que não prestam mais, colocar em um saco e colocar na porta para que o carro de lixo leve.”

LOC: Em Itaberaba, cerca de 45 agentes de combate estão nas ruas vistoriando os mais de 32 mil imóveis da cidade. Se você encontrar algum lugar que pode ser criadouro do mosquito, é só ligar no Disque Dengue. O número é: 99212-0954. Para saber mais acesse: saude.gov.br/combateaedes. 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.