ITABERABA (BA): 36 escolas participam da Semana Saúde na Escola com combate ao Aedes

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: 36 escolas públicas de Itaberaba participam da Semana da Saúde na Escola com combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e Zika. Em todo o estado da Bahia, um milhão e 700 mil alunos, em mais de dez mil colégios, de 399 municípios, estão envolvidos. Os estudantes vão ter atividades com as equipes de saúde da Atenção Básica e com coordenadores da campanha de combate ao Aedes do município, com objetivo de aprender a identificar e exterminar possíveis criadouros do vetor. Para o secretário de Educação Jesualdo Pereira, do Ministério da Educação, a mobilização nas escolas tem um grande potencial multiplicador e tem papel fundamental no enfrentamento às doenças causadas pelo mosquito.

  

SONORA: Jesualdo Pereira, secretário de Educação do MEC

 

“São mais de 60 milhões de estudantes que hoje freqüentam os níveis de ensino, que podem levar essa mensagem para a sua família, para os seus amigos, para o seu bairro, para a sua comunidade e com isso multiplicar, principalmente, as ações que devem ser realizadas para combater o mosquito.”

 

 REPÓRTER: Cerca de 12 mil alunos de Itaberaba devem participar da Semana da Saúde na Escola com combate ao Aedes.  A Coordenadora do Programa Saúde na Escola, do Ministério da Saúde, Michele Lessa, explica que, as informações repassadas em sala de aula vão ser levadas pelos estudantes e toda a família vai poder também combater o Aedes, em casa.

 

SONORA: Michele Lessa, Coordenadora do Programa Saúde na Escola

 

“Sem dúvidas, os escolares têm um grande potencial em influenciar as famílias, em trabalhar a promoção da saúde junto às famílias. Então, este ano, estaremos trabalhando tanto a parte de mobilizar para a retirada de espaços de criação do Aedes das casas, quanto para a orientação mesmo, das crianças e dos seus familiares na prevenção do Aedes aegypti.”

 

REPÓRTER: Nas ruas de Itaberaba, mais de 100 agentes estão combatendo o Aedes. Caititu, São João e o centro são lugares que sofrem com a infestação do mosquito, na cidade. De acordo com o Ministério da Saúde, 70 por cento da população do Aedes aegypti nasce dentro de casa. Em todo país, mais de 188 mil escolas de Educação Básica, 63 universidades federais e 40 institutos Federais e de Educação Técnica estão mobilizados contra o Aedes, segundo o Ministério da Educação. Saiba mais na internet, no endereço  combateaedes.saude.gov.br

 

Reportagem, Bruna Goularte

Receba nossos conteúdos em primeira mão.