ITABAIANA (SE): Moradores podem ajudar no combate à Dengue fazendo denúncias por telefone

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 
LOC: Moradores de Itabaiana que quiserem ajudar no combate ao mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya já podem fazer a sua parte. Se você conhece algum lugar que acumula água parada de forma inadequada ou de algum foco que não pode ser limpo pela própria população, basta ligar para o telefone da ouvidoria da Saúde, pelo número: 9 9872-0598 e fazer a sua denúncia. A coordenadora de Vigilância Epidemiológica da cidade, Carla Mendonça, explica como funciona a ação.
 
TEC/SONORA: Carla Mendonça, coordenadora de Vigilância Epidemiológica
“A gente trabalha também com o telefone da ouvidoria da saúde para que, se alguma pessoa souber de algum foco, entre em contato com a gente. Para que  a gente agende o mais breve possível uma visita nessa residência. Tanto imóveis fechados, quanto imóveis abertos, porque a gente sabe que tem pessoas que trabalham e não conseguem estar em casa no horário da visita dos agentes.” 
 
LOC: Para ajudar na luta contra o mosquito que já fez 64 pessoas ficarem com Dengue este ano, a Secretaria de Saúde conta com o trabalho de 29 agentes de endemias. Eles orientam a população e eliminam os criadouros que possam existir dentro de casa. Por isso, é importante receber a visita dos profissionais de combate ao mosquito. De acordo com a Secretaria de Saúde de Itabaiana, o Centro e o Miguel Teles são os bairros onde foram achados mais focos nos imóveis. Apesar disso, Carla Mendonça lembra que toda a população precisa ficar atenta aos recipientes com água parada, sejam eles quais forem.
 
TEC/SONORA: Carla Mendonça, coordenadora de Vigilância Epidemiológica
”Na água suja, a gente sabe que o mosquito também se prolifera. Ele desova também. A orientação que a gente dá é: sempre que encontrar água parada, esvazie o local. Seja um recipiente ou um reservatório. E faça a higienização também, com esponja e sabão para fazer a limpeza correta e destruir os ovos do mosquito também”. 
 

LOC: Para saber mais jeitos de eliminar o mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, acesse: saude.gov.br/combateaedes 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.