Data de publicação: 29 de Janeiro de 2017, 23:20h, atualizado em 17 de Julho de 2020, 18:31h
LOC.: O verão é a estação do ano em que o mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya se reproduz com mais rapidez. Por isso, a população de Itabaiana deve ficar atenta nesse período e ter cuidado para não deixar o mosquito nascer. De acordo com levantamento da Secretaria Municipal de Saúde, de 2016 até agora, 50 pessoas tiveram Chikungunya na cidade. O último caso foi confirmado este mês. Se os moradores não tiverem cuidado, mais pessoas vão ficar doentes. Janete Franco tem 49 anos. A recepcionista mora no bairro Serrano. Ela foi uma das vítimas do mosquito e conta como foi difícil manter a rotina quando contraiu a Chikungunya.
TEC./SONORA: Janete Franco, recepcionista
“Eu amanheci doente, fiquei quase sem caminhar. Eu tive que pegar dois ou três dias de atestado, porque eu não tive condições de trabalhar. Ficava sentindo dor de cabeça, vontade de vomitar. Uma fraqueza enorme que, eu não sei de onde vem essa fraqueza. Com dor de cabeça e os olhos bem vermelhos. Já faz oito meses que eu fiquei doente e não fiquei boa ainda.”
LOC.: Não é surpresa Janete está com sequelas da Chikungunya até hoje. As dores nas articulações, principalmente, se estendem por dias, como explica o infectologista da Fiocruz, José Cerbino.
TEC./SONORA: José Cerbino, infectologista da Fiocruz
“A maioria das pessoas mantém os sintomas por dez a 14 dias. São as formas que se resolvem durante a fase aguda. Alguns pacientes podem evoluir para formas crônicas e aí essa dor pode se estender durante muitos meses. Existem pacientes com sintomas por até um ano após a infecção. Então, há o risco de desenvolver a forma crônica da doença e manter essa dor durante muito tempo”.
LOC.: Além da Chikungunya, Dengue e Zika também preocuparam Itabaiana no último ano. Foram mais de 30 pessoas com suspeita das duas doenças, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde. Para saber mais sobre o mosquito e as doenças que ele transmite, acesse: saude.gov.br/combateaedes. Ministério da Saúde, Governo Federal.
Continue Lendo
O Brasil 61 é um portal de comunicação que leva informações para todo o Brasil. Somos especialistas em produzir conteúdo particularizado para sua região. Trazemos as principais notícias do Planalto Central especialmente pra você. Todo o nosso conteúdo é gratuito e de livre reprodução.
© Brasil 61 2023 • Desenvolvido pela   Humanoide.dev