IPORÃ (PR): Município intensifica luta contra mosquito da Dengue

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC:  De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Iporã, de 2014 a 2015 foram notificados 397 casos de Dengue e 97 foram confirmados. Entre 2015 e 2016, esses números caíram: até agora são 135 notificações e 27 pessoas coma  doença confirmada. Daniela Fernanda Ferrari faz parte dessa estatística. A secretária de 34 anos, que trabalha na Escola Estadual Vila Nilza, pegou Dengue duas vezes e ficou muito debilitada. 
 
TEC/SONORA: Daniela Fernanda Ferrari, secretária
 
“Muita dor de cabeça. Não conseguia abrir os olhos, direito. Na claridade, eu não conseguia ficar. Aí febre, não é? Estômago ruim. Não conseguia comer direito. Aí, depois começou a dor no corpo. Constante dor no meu corpo. Aí, depois de uns dias começou a ficar tudo pintadinho e muita coceira.” 
 
LOC: Daniela mora no Centro, mas não sabe onde foi picada pelo mosquito. Em uma das vezes que pegou Dengue, o namorado e a mãe dela também ficaram doentes. E é para que outras pessoas não passem por isso, que Iporã está intensificando a luta contra o mosquito.
 
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, pelo menos quatro agentes de endemias e 34 agentes comunitários de saúde visitam as casas da população diariamente. O objetivo é orientar os moradores e ajudar eliminar os  focos de água parada dentro dos lares iporãnenses. Mas, por mais que os agentes ajudem e orientem, todo mundo precisa lembrar de fazer a sua parte, como explica a coordenadora de Vigilância Sanitária, Ambiental e Saúde do Trabalhador, Ivanilda Soares.
 
TEC/SONORA: Ivanilda Soares, coordenadora de Vigilância Sanitária, Ambiental e Saúde do Trabalhador.
 
“Olha, a gente pede muito. A Secretaria de Saúde de Iporã tem feito a sua parte. Então pedimos à população que faça a sua parte. Que faça a visitação nos quintais. Que tire, nem que dez minutinhos por semana, que olhe, que elimine, que após a chuva, vá ao quintal, elimine tudo o que for possível: criadouro, que limpe suas calhas, que é um problema sério. Que entre nessa luta com a gente.” 
 

LOC: Se você conhece algum lugar com criadouros do mosquito e quer fazer uma denúncia, basta ligar para a Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde, pelo número: 3652-1414. Para mais informações sobre como você pode ajudar na luta contra o mosquito, acesse: saude.gov.br/combateaedes

Receba nossos conteúdos em primeira mão.