IPORÃ (PR): Moradores que não eliminarem focos do mosquito da Dengue podem pagar multa

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: 854 reais e 10 centavos. Esse é o preço que você pode pagar se deixar água parada em casa com focos do mosquito da Dengue. Mas essa é uma das estratégias da Prefeitura de Iporã para combater esse mosquito, que fez 27 pessoas ficarem doentes do ano passado para cá. A coordenadora de Vigilância Sanitária, Ambiental e Saúde do Trabalhador, Ivanilda Soares, explica a medida.
 
TEC/SONORA: Ivanilda Soares, coordenadora de Vigilância Sanitária, Ambiental e Saúde do Trabalhador 
 
“Nós temos ferramentais legais: a multa, a infração. Se tornou infração deixar criadouros. Então, os agentes de endemias vão fazer o seu trabalho de rotina. E, nessa rotina, se constatou a situação de risco, o criadouro, já é feito, no momento uma advertência, com prazo para a resolução. E aí, quando eles retornam, ou já eliminou o [criadouro], ou, quando não eliminado, já faz a infração.” 
 
LOC: É importante ficar muito atento e repetir a informação passada pela Ivanilda Soares. Se um agente de endemias visitar a sua casa e encontrar um criadouro do mosquito, ele vai te dar uma advertência. Se ele voltar a te visitar, e o foco não tiver sido eliminado, então você vai ter que pagar a multa. Mas isso não é o que mais importa.
 
O mais importante, mesmo, é lembrar que, por mais que a multa pese no bolso, a Dengue, o Zika e a Chikungunya podem fazer um estrago muito maior. Por isso, o trabalho de limpar os focos do mosquito dentro de casa deve ser contínuo, como lembra Ivanilda Soares. 
 
TEC/SONORA: Ivanilda Soares, coordenadora de Vigilância Sanitária, Ambiental e Saúde do Trabalhador
 
“O trabalho tem que ser contínuo. A visita já é normal, porque já é preconizada. Mas o trabalho de mobilização tem que ser contínuo. Ele tem que estar sempre mobilizando a população; não pode cair no esquecimento. E tem que ter sim o aparato legal.” 
 
LOC: Ninguém quer ficar doente por causa desse mosquito. Por isso, o Ministério da Saúde recomenda que você separe 15 minutinhos, todas as sextas-feiras, para dar uma boa olhada na sua casa e eliminar os recipientes com água parada. Para saber mais sobre como você pode ajudar na luta contra a Dengue, o Zika e a Chikungunya, acesse: saude.gov.br/combateaedes

Receba nossos conteúdos em primeira mão.