IPIRÁ (BA): Moradores do município são afetados pela Chikungunya e reclamam de dores

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Dados da secretaria de Saúde da Bahia mostram que o estado registrou, até setembro deste ano, mais de 47 mil casos de Chikungunya. Isso é quase o dobro do que no mesmo período de 2015. Um levantamento realizado pelo Ministério da Saúde mostra que o município de Ipirá possui um nível de infestação do mosquito transmissor de seis vírgula três.  Isso significa que a cidade está em estado de risco elevado. A diretora da escola Cordeirinho de Jesus, Ana Oliveira, é uma das 47 pessoas que pegaram Chikungunya neste ano, na Bahia. Escuta o drama que ela teve que enfrentar.

TEC/SONORA: Ana Oliveira, diretora de escola,

“Fiquei de cama. Me levaram para Salvador. Pensei que tivesse trombose porque tinha um problema seríssimo nas pernas e me levaram para lá para fazer exames, ultrassom. Não era trombose. Mas foi horrível. E até hoje tenho sequela. Tenho um dedo na mão que é inchado, não aguenta pegar muita coisa, muita dor nos pés, as articulações doem todas. Tem semana que não, passo bem, até hoje sinto algo.”


LOC: Depois que teve Chikungunya, Ana começou a tomar cuidados em casa e no trabalho. Na escola em que é diretora, ela colocou os alunos para lutar contra o mosquito. Para a diretora, não adianta esperar o poder público se a população também não participar.

TEC/SONORA: Ana Oliveira, diretora de escola

“É porque somos nós que temos que fazer isso. Se a gente não abraçar com carinho esse cuidado que temos que ter, para evitar, depois nós mesmos que vamos sofrer. Então temos que começar dentro da nossa própria casa. Às vezes, achamos que o pouquinho não vai fazer diferença, mas vale sim, porque dentro da minha casa, já está todo mundo acostumando com a prevenção. A gente vai tomar sorvete e não joga mais o copinho em qualquer lugar. A gente vai procurar o lugar certo para jogar.”


LOC: A Ana aprendeu que não se deve dar chance para o mosquito se reproduzir. Ipirá tem tudo para se tornar uma cidade livre do mosquito transmissor da Zika, Dengue e Chikungunya, desde que você também faça a sua parte. Acesse saude.gov.br/combateaedes e veja quais são as dicas para evitar criadouros na sua casa. Ministério da Saúde, Governo Federal.
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.