Data de publicação: 24 de Fevereiro de 2017, 07:08h, atualizado em 23 de Fevereiro de 2017, 14:08h
Secretaria de Saúde informa que as vacinas são encontradas nos postos de saúde da cidade, de oito horas da manhã às cinco da tarde
LOC.: Se você mora ou está visitando Ipatinga, não deixe de procurar um posto de saúde para tomar a vacina contra a febre amarela. O município se localiza em uma área de risco para a doença e é fundamental que a população busque essa prevenção. Até porque, segundo o Ministério da Saúde, a vacina é o meio mais eficaz para se proteger da doença. Até o momento, cento e dez mil pessoas já tomaram o medicamento, na cidade. A gerente da Vigilância Epidemiológica, Tatiana Franca, lembra que quem mora da Zona Rural tem prioridade para se vacinar porque o mosquito transmissor circula nas matas ou regiões próximas à elas.
TEC/SONORA.: Tatiana Franca, gerente da Vigilância Epidemiológica.
“Estamos intensificando as ações na Zona Rural. Nas casas que são próximas à mata, próximas a córregos. Fazendo busca ativa a essas pessoas que são público alvo para vacinação.”
LOC.: Como Ipatinga é uma cidade localizada em área de risco, quem mora na sede do município também precisa tomar a vacina. Luciano Pires tem 43 anos. Ele mora na Rua Apucarana, no bairro Caravelas e trabalha na drogaria Freitas, que fica na Avenida Galileia. Ele já procurou um posto de saúde para tomar a vacina.
TEC/SONORA.: Luciano Pires, atendente de farmácia.
“É importante como prevenção por causa da doença, ainda mais com essa epidemia. Esse era um problema que já estava extinto e agora voltou a atacar novas regiões.”
LOC.: A Secretaria de Saúde informa que as vacinas são encontradas nos postos de saúde da cidade, de oito horas da manhã às cinco da tarde. O Governo Federal disponibilizou cento e sessenta mil doses do medicamento para o município. Se você ainda não conhece os sintomas da febre amarela, preste atenção que Tatiana vai dizer quais são os principais.
TEC./SONORA:Tatiana Franca, gerente da Vigilância Epidemiológica.
“O que está havendo de sintoma mais comum é a febre, o mal-estar, a dor de cabeça, dor no corpo e náusea acompanhada de vômito. Então, assim que esses sintomas aparecerem é bom procurar a unidade de saúde mais próxima, porque esses sintomas se confundem com os de outras doenças, são comuns a outras doenças.”
LOC.: Ipatinga já tem onze casos notificados de febre amarela, mas nenhum desses foi confirmado ainda. Quatro já foram descartados, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde. Saiba mais sobre a vacina e sobre a Febre Amarela no site: www.saude.gov.br. Ministério da Saúde, Governo Federal.
Continue Lendo
O Brasil 61 é um portal de comunicação que leva informações para todo o Brasil. Somos especialistas em produzir conteúdo particularizado para sua região. Trazemos as principais notícias do Planalto Central especialmente pra você. Todo o nosso conteúdo é gratuito e de livre reprodução.
© Brasil 61 2023 • Desenvolvido pela   Humanoide.dev