IPATINGA (MG): Moradores que ainda não tomaram vacina contra febre amarela devem procurar unidade de saúde mais próxima

Secretaria de Saúde informa que as vacinas são encontradas nos postos de saúde da cidade, de oito horas da manhã às cinco da tarde

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: Se você mora ou está visitando Ipatinga, não deixe de procurar um posto de saúde para tomar a vacina contra a febre amarela. O município se localiza em uma área de risco para a doença e é fundamental que a população busque essa prevenção. Até porque, segundo o Ministério da Saúde, a vacina é o meio mais eficaz para se proteger da doença. Até o momento, cento e dez mil pessoas já tomaram o medicamento, na cidade. A gerente da Vigilância Epidemiológica, Tatiana Franca, lembra que quem mora da Zona Rural tem prioridade para se vacinar porque o mosquito transmissor circula nas matas ou regiões próximas à elas.

TEC/SONORA.: Tatiana Franca, gerente da Vigilância Epidemiológica.

“Estamos intensificando as ações na Zona Rural. Nas casas que são próximas à mata, próximas a córregos. Fazendo busca ativa a essas pessoas que são público alvo para vacinação.”

LOC.: Como Ipatinga é uma cidade localizada em área de risco, quem mora na sede do município também precisa tomar a vacina. Luciano Pires tem 43 anos. Ele mora na Rua Apucarana, no bairro Caravelas e trabalha na drogaria Freitas, que fica na Avenida Galileia. Ele já procurou um posto de saúde para tomar a vacina.

TEC/SONORA.: Luciano Pires, atendente de farmácia.

“É importante como prevenção por causa da doença, ainda mais com essa epidemia. Esse era um problema que já estava extinto e agora voltou a atacar novas regiões.”

LOC.: A Secretaria de Saúde informa que as vacinas são encontradas nos postos de saúde da cidade, de oito horas da manhã às cinco da tarde. O Governo Federal disponibilizou cento e sessenta mil doses do medicamento para o município. Se você ainda não conhece os sintomas da febre amarela, preste atenção que Tatiana vai dizer quais são os principais.

TEC./SONORA:Tatiana Franca, gerente da Vigilância Epidemiológica.

“O que está havendo de sintoma mais comum é a febre, o mal-estar, a dor de cabeça, dor no corpo e náusea acompanhada de vômito. Então, assim que esses sintomas aparecerem é bom procurar a unidade de saúde mais próxima, porque esses sintomas se confundem com os de outras doenças, são comuns a outras doenças.”

LOC.: Ipatinga já tem onze casos notificados de febre amarela, mas nenhum desses foi confirmado ainda. Quatro já foram descartados, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde. Saiba mais sobre a vacina e sobre a Febre Amarela no site: www.saude.gov.br. Ministério da Saúde, Governo Federal.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.