INTO: Equipes já visitaram mais de 48 mil casas no país

INTO : Equipes já visitaram mais de 48 mil casas no país

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

Tempo de áudio - 02'19''

REPÓRTER: Em dez anos, equipes do Into, Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia, visitaram mais de 48 mil casas, beneficiando aproximadamente cinco mil pacientes com o atendimento domiciliar. Essas equipes são formadas por fisioterapeutas, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais e assistentes administrativos. Além de favorecer o convívio familiar e reduzir o tempo de internação dos pacientes, o atendimento domiciliar favorece a recuperação cirúrgica de forma humanizada. É o que explica a coordenadora da Unidade de Atendimento Domiciliar do Into, Cláudia Mendes Araújo.

SONORA: coordenadora da Unidade de Atendimento Domiciliar do Into – Cláudia Mendes Araújo

"O atendimento domiciliar é uma unidade que faz parte do hospital do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia, orientando o paciente na recuperação dele. Ele está com um novo dispositivo implantado no corpo e precisa aprender a andar, a se movimentar, a fazer as suas atividades de vida diária. Então a equipe vai orientando em domicílio para que ele possa realizar essas atividades, se possível, sozinho."

REPÓRTER: A mãe da professora aposentada, Vanete Duarte, tem 83 anos e foi operada pelos profissionais do Into há um ano, quando recebeu uma prótese de quadril. Vanete conta que, agora, com as visitas domiciliares , a mãe tem recuperado cada vez mais a qualidade de vida.

SONORA: professora aposentada – Vanete Duarte

"Mamãe operou dia 16 de outubro, a partir daí, o atendimento domiciliar foi intensivo. E diante da evolução dela, e pelo carinho delas, eu tenho que te falar de coração. Elas são maravilhosas. Mamãe tem um carinho pelas enfermeiras que chama de neta. É uma interação fantástica. Profissionais competentes e precisos na colocação. Então eu só tenho louvar esse trabalho e dizer que cada dia mais tem que ser incentivado."

REPÓRTER: Somente este ano, os profissionais do Into já atenderam 411 pacientes com visitas semanais. As visitas acontecem de segunda a sábado, das 8h às 17h. Para saber mais, acesse www.into.saude.gov.br

Reportagem, Diane Lourenço

Receba nossos conteúdos em primeira mão.