INFRAESTRUTURA: Plano de concessões prevê R$198,4 bilhões em logística

O programa de Investimento em Logística vai beneficiar diretamente 20 estados e 130 municípios

 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: O governo Federal lançou, nesta terça-feira em Brasília, o Programa de Investimento em Logística. Esta é a segunda etapa do pacote de medidas que foi apresentado pela primeira vez em 2012. Ao todo, estão previstos cerca de 200 bilhões de Reais em investimentos no novo modelo de concessão. De acordo com o governo, a nova etapa do programa dá continuidade ao processo de modernização da infraestrutura de transportes do país e também atua na retomada do crescimento da economia. em rodovias, ferrovias, portos e aeroportos. A presidente Dilma Rousseff destaca que, o objetivo do governo é avançar no processo de desenvolvimento do país.
 
SONORA: Dilma Rousseff, presidente
“Estamos aqui não só para anunciar grandes números e projetos ambiciosos, mas estamos aqui especialmente para renovar nosso compromisso com o desenvolvimento de nosso país. Desenvolvimento significa emprego, renda, capacidade de trabalhar e produzir.”
 
REPÓRTER: O pacote de investimentos inclui cinco novos projetos de concessões rodoviárias, 11 mil quilômetros em concessões ferroviárias, dois aeroportos e também portos. Durante o lançamento do programa, o ministro da Fazenda Joaquim Levy, disse que esta é apenas a primeira fase do programa e que muitos outros projetos podem ser incluídos no projeto.
 
SONORA: Joaquim Levy, ministro da Fazenda
“Vai ser a primeira fase, ainda poderemos ter outros investimentos sendo incluídos nesse programa de logística. Sem dúvida nenhuma, se ajuda a ter as expectativas de crescimento, as expectativas de choque positivo na nossa produtividade, na capacidade de competitividade que é exatamente o que nós precisamos para a retomada do crescimento.”
 
REPÓRTER: O programa de Investimento em Logística vai beneficiar diretamente 20 estados e 130 municípios.  De acordo com o governo, o novo modelo de concessões está ancorado na garantia de serviços de qualidade e na remuneração adequada aos concessionários por seus investimentos e pelos serviços que irão prestar. Dos 198 bilhões vírgula quatro Reais que vão ser investidos, quase 70 bilhões vão ser usados entre este ano e 2018. E 129 bilhões de Reais a partir de 2019.
 
Reportagem, Sara Rodrigues
 
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.