Data de publicação: 20 de Novembro de 2014, 22:00h
Tempo de áudio 02'26''
REPÓRTER: Saber qual é o período certo de amamentar, quais vacinas devem ser aplicadas e o que fazer em caso de acidente doméstico são algumas das orientações que a Caderneta de Saúde da Criança oferece aos pais. A publicação, desenvolvida pelo Ministério da Saúde, reúne aspectos importantes para a vida da criança. É o que explica o coordenador Geral de Saúde da Criança do Ministério da Saúde, Paulo Bonilha.
SONORA: coordenador Geral de Saúde da Criança do Ministério da Saúde Paulo Bonilha
"Lá na maternidade, ao nascer, os profissionais de saúde registram dados do nascimento do bebê. Qual foi o peso, a altura do nascimento, como foram as condições de nascimento dessa criança, é registrado os dados da família. Vira quase que um diário sobre as questões que são importantes para a saúde da criança. Ela tem orientações muito importantes dos primeiros cuidados com o bebê ao nascer, de como facilitar o aleitamento materno, de como cuidar do umbigo."
REPÓRTER: A recepcionista Sandrelí Olimpo ficou apreensiva ao ver a filha de dois anos com infecção intestinal. Mas ela conta que resolveu o problema graças às informações encontradas na Caderneta de Saúde da Criança
SONORA: recepcionista Sandrelí Olimpo
"Folheando a cartilha, eu vi que tinha algumas orientações quanto à infecção. Aí eu me orientei por ela em relação ao soro caseiro, porque eu não sabia o quantitativo de sal, nem de açúcar para ser usado. A questão da minha filha ter melhorado foi através da cartilha. Eu, particularmente, gosto muito e ela traz muita orientação para gente. Nem sempre a gente tira dúvida com o pediatra, então a cartilha é muito importante porque ela pode salvar a vida do seu filho. Existe toda uma orientação, então que as mães possam tirar um tempo e ler."
REPÓRTER: Além de oferecer informações sobre os cuidados essenciais com a saúde na infância, o coordenador Geral de Saúde da Criança, Paulo Bonilha, explicou que a Caderneta também disponibiliza um espaço para que os pais acompanhem o desenvolvimento motor dos filhos.
SONORA: coordenador Geral de Saúde da Criança do Ministério da Saúde Paulo Bonilha
"Temos também, um espaço muito importante com os chamados marcos do desenvolvimento infantil. Quer dizer, em torno de seis meses é esperado que o bebê comece a se sentar. Então, tem toda essa orientação para as famílias, inclusive estimularem que a criança alcance esses marcos do desenvolvimento para cada faixa etária"
REPÓRTER: A Caderneta de Saúde da Criança está disponível gratuitamente nas maternidades e também pela internet. O endereço é www.saude.gov.br.
Reportagem, Diane Lourenço
Continue Lendo
O Brasil 61 é um portal de comunicação que leva informações para todo o Brasil. Somos especialistas em produzir conteúdo particularizado para sua região. Trazemos as principais notícias do Planalto Central especialmente pra você. Todo o nosso conteúdo é gratuito e de livre reprodução.
© Brasil 61 2023 • Desenvolvido pela   Humanoide.dev