INFÂNCIA: Saiba mais sobre a importância da Caderneta de Saúde da Criança

INFÂNCIA: Saiba mais sobre a importância da Caderneta de Saúde da Criança

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

Tempo de áudio – 02'26''

REPÓRTER: Saber qual é o período certo de amamentar, quais vacinas devem ser aplicadas e o que fazer em caso de acidente doméstico são algumas das orientações que a Caderneta de Saúde da Criança oferece aos pais. A publicação, desenvolvida pelo Ministério da Saúde, reúne aspectos importantes para a vida da criança. É o que explica o coordenador Geral de Saúde da Criança do Ministério da Saúde, Paulo Bonilha.

SONORA: coordenador Geral de Saúde da Criança do Ministério da Saúde  – Paulo Bonilha

"Lá na maternidade, ao nascer, os profissionais de saúde registram dados do nascimento do bebê. Qual foi o peso, a altura do nascimento, como foram as condições de nascimento dessa criança, é registrado os dados da família. Vira quase que um diário sobre as questões que são importantes para a saúde da criança. Ela tem orientações muito importantes dos primeiros cuidados com o bebê ao nascer, de como facilitar o aleitamento materno, de como cuidar do umbigo."

REPÓRTER: A recepcionista Sandrelí Olimpo ficou apreensiva ao ver a filha de dois anos com infecção intestinal. Mas ela conta que resolveu o problema graças às informações encontradas na Caderneta de Saúde da Criança

SONORA: recepcionista – Sandrelí Olimpo

"Folheando a cartilha, eu vi que tinha algumas orientações quanto à infecção. Aí eu me orientei por ela em relação ao soro caseiro, porque eu não sabia o quantitativo de sal, nem de açúcar para ser usado. A questão da minha filha ter melhorado foi através da cartilha. Eu, particularmente, gosto muito e ela traz muita orientação para gente. Nem sempre a gente tira dúvida com o pediatra, então a cartilha é muito importante porque ela pode salvar a vida do seu filho. Existe toda uma orientação, então que as mães possam tirar um tempo e ler."

REPÓRTER: Além de oferecer informações sobre os cuidados essenciais com a saúde na infância, o coordenador Geral de Saúde da Criança, Paulo Bonilha, explicou que a Caderneta também disponibiliza um espaço para que os pais acompanhem o desenvolvimento motor dos filhos.

SONORA: coordenador Geral de Saúde da Criança do Ministério da Saúde – Paulo Bonilha

"Temos também, um espaço muito importante com os chamados marcos do desenvolvimento infantil. Quer dizer, em torno de seis meses é esperado que o bebê comece a se sentar. Então, tem toda essa orientação para as famílias, inclusive estimularem que a criança alcance esses marcos do desenvolvimento para cada faixa etária"

REPÓRTER: A Caderneta de Saúde da Criança está disponível gratuitamente nas maternidades e também pela internet. O endereço é www.saude.gov.br.

Reportagem, Diane Lourenço

Receba nossos conteúdos em primeira mão.