INFÂNCIA: Experiências positivas contribuem para o desenvolvimento saudável das crianças

Os primeiros mil dias de vida da criança devem ser preenchidos com experiências positivas trocadas com os familiares e pessoas próximas, de acordo com o Ministério da Saúde. Segundo o ministério, as crianças que não recebem bons estímulos podem desenvolver complicações no futuro

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

Tempo de áudio: 02'18''

REPÓRTER: Os primeiros mil dias de vida da criança devem ser preenchidos com experiências positivas trocadas com os familiares e pessoas próximas, de acordo com o Ministério da Saúde. Segundo o ministério, as crianças que não recebem bons estímulos podem desenvolver complicações no futuro, conforme explica o coordenador-geral da Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde, Paulo Bonilha.

SONORA: coordenador-geral da Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde – Paulo Bonilha

"Estresse e falta de carinho, de o bebê se sentir acolhido, um dia atrás do outro, isso vai gerando um estresse, cria uma situação de estresse crônica. Essa situação num bebê faz com que, vá levar a que esse bebê, ele tenha chance maior na vida adulta, não apenas de ter problemas emocionais, então, por exemplo, ser um adulto com maior chance a ter depressão, ter envolvimento com álcool ou droga, mas também problemas físicos. Então, por exemplo, populações de crianças que foram acompanhadas e passaram por situações desse tipo tiveram maior chance, por exemplo, de ter problemas cardíacos no futuro".

REPÓRTER: O coordenador-geral da Saúde da Criança e Aleitamento Materno, Paulo Bonilha, explica também que são atitudes simples dos pais que garantem o desenvolvimento ideal do filho. É o caso do pesquisador Rodrigo Crivelaro, que tem um menino de quatro anos de idade.

SONORA: pesquisador – Rodrigo Crivelaro

"Desde que ele é pequeno eu conto historinhas pra ele porque é o momento que a gente consegue entrar no mundo da criança, da cabeça dela. A história hoje que está mais pegando, que eu estou achando excelente, que tem um livrinho lá, que tem tipo um fantoche de um pato, só a cabecinha do pato, que é muito engraçado porque eu faço a voz do pato, ele sabe que eu estou fazendo, mas ele acredita que aquele pato é de verdade. A gente joga bola, a gente desenha, quando é para fazer trabalhinhos para a escola de criar, por exemplo, pediram para a gente fazer um porco. Então, a gente foi atrás de sucata para fazer o porco. É absolutamente decisiva para a formação da criança".

REPÓRTER: O Ministério da Saúde vai financiar pesquisas na área do desenvolvimento infantil. O edital que prevê 10 milhões de reais para custear os trabalhos foi lançado nesta semana. O objetivo das pesquisas é levantar quais são as principais razões que podem prejudicar o desenvolvimento das crianças. Para saber mais acesse www.saude.gov.br.

Reportagem, Fábio Ruas

Receba nossos conteúdos em primeira mão.