IGARASSU: (PE) Município tem uma das menores taxas de meninas protegidas contra o vírus HPV

Igarassu precisa aumentar aplicação de segunda dose da vacina contra HPV

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: A vacina contra o vírus HPV não prejudica a saúde de nenhuma adolescente. Não causa paralisia nas pernas, nem tão pouco na face. A afirmação é do secretário de ciência, tecnologia e insumos estratégicos do ministério da Saúde, Jarbas Barbosa. Ele garante a segurança da vacina que previne o câncer do colo do útero. Jarbas deixa um recado para as meninas de 11 a 13 anos que moram em Igarassu que ainda não tomaram a segunda dose da vacina.
 
SONORA: secretário de ciência, tecnologia e insumos estratégicos do ministério da Saúde, Jarbas Barbosa
 
“A análise dessas mais de seis milhões de doses aplicadas até o momento demonstram claramente que a vacina no Brasil segue o padrão internacional de segurança sem nenhum tipo de evento adverso inesperado, desconhecido ou grave, que não possa ser explicado por outra causa ter sido observado em nosso país. Então a vacina é absolutamente segura, recomendada pela organização de saúde, e precisamos lembrar que antes de ser oferecida gratuitamente pelo SUS, uma menina para se proteger contra o HPV a família tinha que gastar cerca de mil e quinhentos reias.”
 
REPÓRTER: O município de Igarassu vacinou apenas um por cento das adolescentes contra o HPV. O objetivo do ministério da Saúde é alcançar no mínimo 75 por cento de meninas entre 11 e 13 anos. A insistência em alcançar a meta se deve ao alto índice de câncer no colo do útero esperado para o ano de 2015. Pesquisa feita pelo Instituto Nacional do Câncer indica que quase mil mulheres devem descobrir a doença somente no estado de Pernambuco.  A diretora da atenção básica de saúde, aqui de Igarassu, Maria de Fátima Santana, anda pela cidade e conhece bem a realidade do câncer no município. Ela reforça a importância da vacina para as jovens.
 
SONORA: Maria de Fátima Santana, diretora
 
“A gente precisa proteger nossos adolescentes, nossos jovens, e a vacina é uma forma de prevenir a doença. Então a gente desperta a real importância dos pais levarem os filhos adolescentes até as nossas unidades de saúde, nós temos 31 unidades de saúde disponíveis. Com as vacinas lá, as unidades funcionam das 8h às 16h. Os pais ou responsáveis podem procurar nossas unidades de saúde que a vacina vai tá lá disponível para os  adolescentes.  É muito importante essa participação da comunidade. Sem a participação da comunidade, nós não iremos atingir a meta e imunizar nossos adolescentes.“
 
REPÓRTER: A vacina contra o HPV está disponível aqui no município de Igarassu durante todo ano, basta procurar um posto de saúde mais próximo com o cartão de vacina em mãos. As meninas de dez anos já podem tomar a segunda dose da vacina contra o HPV.

Reportagem, Rodrigo Santos

Receba nossos conteúdos em primeira mão.