IDOSO: Justiça combate violência contra os idosos

Nesta segunda- feira, dia 15, comemora-se o Dia Mundial de Enfrentamento a Violência contra a Pessoa Idosa.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

Tempo do áudio  –
 
REPÓRTER:  O aposentado Carlos Silva sofreu violência psicológica por parte de um filho. O estatuto do idoso o ajudou na garantia de seus direitos.
 
SONORA: Aposentado Carlos Silva.
 
“Só pelo fato de existir o estatuto já é uma forma de chamar atenção para aparar, se solidário, respeitar e fazer com que os idosos também ocupem seu espaço, seu lugar”.
 
REPÓRTER: Nesta segunda- feira, dia 15, comemora-se o Dia Mundial de Enfrentamento a Violência contra a Pessoa Idosa. No Pará, segundo dados das Varas Especializadas do Idoso, existem mais de três mil processos cíveis e mais de quinhentos processos criminais em tramitação. São processos relativos a crimes específicos previstos no Estatuto do Idoso e na legislação comum. Para o presidente do Conselho Estadual do Direito dos Idosos, José Eduardo Barbosa Pontes,  é fundamental o papel do Poder Judiciário em parcerias com demais órgãos.
 
SONORA: Presidente do Conselho Estadual do Direito dos Idosos, José Eduardo Barbosa Pontes.
 
“O Ministério da Justiça é o órgão realmente que ele atua na defesa dos direitos da cidadania do modo geral, e a integração desse departamento com os outros entes sociais, como a promotoria, o juizado, as defensorias públicas, é importantíssimo para que juntos a gente com o mesmo objetivo, focados todos no mesmo objetivo, a gente possa melhorar a situação que passa o idoso hoje vitimizado por todo o tipo de violência.
 
REPÓRTER:  De acordo com a Delegacia de Proteção ao Idoso (DPI) da Polícia Civil, nos seis primeiros meses de 2014 foram recebidas mais de 642 denúncias de violência contra pessoas idosas. O número é superior ao total de denúncias de 2013, quando cerca de 500 ocorrências foram registradas. A Justiça paraense ajuda no combate a violência contra os idosos por meio da 1° Vara do Juizado Especial Cívil e Criminal. A juíza Silvia Mara Bentes de Souza ressalta que o Juizado Especial do Idoso está à disposição com  atendimento preferencial.
 
SONORA: A juíza Silvia Mara Bentes de Souza.
 
“O Tribunal de Justiça então vem chamar e mostrar a sociedade que atente a essa proteção tem a disposição o juizado do idoso que é exatamente para esse atendimento preferencial, um atendimento imediato do idoso no que ele ver violado seu direito.”
 
REPÓRTER:  A 1° Vara do Juizado Especial Cível e Criminal está localizado no campus da Universidade Federal do Pará, na Avenida Perimetral, no Bairro do Guamá em Belém.  Outras informações pelo telefone 3229-7141. As denúncias de violência contra idosos pode ser realizadas gratuitamente pelo fone 181, o Disque-Denúncia, 24 horas por dia ou ir direto na sede da Delegacia de Proteção ao Idoso (DPID), na Rua Avertano Rocha, n° 417, no Bairro da Cidade Velha, em Belém.

Reportagem, Storni Jr. 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.