IBIRAPUÃ (BA): Cidade é considerada prioritária no combate ao Aedes aegypti

Salvar imagem

REPÓRTER: Ibirapuã está lutando para acabar com Aedes aegypti. Por culpa da grande infestação do mosquito, o Ministério da Saúde declarou que a batalha contra o vetor deve ser prioridade no município, que fica próximo a Porto Seguro.  Para diminuir o número de pessoas doentes no estado, a Bahia conta com quase oito mil agentes de endemia para percorrer os municípios baianos. Junto com agentes comunitários de saúde, eles fazem visitas e vistorias a imóveis, identificando e eliminando possíveis criadouros. A diretora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde da Bahia, Maria Aparecida Araújo, pede para que você abra as portas de casa e colabore com o trabalho desses profissionais.
 
SONORAMaria Aparecida Araújo, diretora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde da Bahia.
 
“A gente pede que as famílias possam receber os agentes de combate às endemias. Eles vão devidamente credenciados. Eles vão fazer uma visita e olham, na casa, onde estão os focos do vetor e fazem toda uma orientação sobre como você pode eliminar”.
 
REPÓRTER: O jeito mais fácil de se prevenir de todas as doenças que o Aedes transmite é não deixar ele nascer.Por isso, a recomendação é a de que, além de receber a visita dos agentes, você também separe 15 minutos por semana para limpar os criadouros do mosquito que existem na sua casa. O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Antonio Nardi, pede a colaboração de toda a população.
 
SONORA: Antônio Nardi, secretário de Vigilância em Saúde
 
 “Elimine totalmente da sua casa, do ambiente do trabalho, do ambiente do convívio social todo e qualquer recipiente que possa no futuro juntar água parada. Vistorie a sua casa e fique atento a todos os lugares que podem se tornar criadouros do mosquito”.
 
REPÓRTER: Para saber mais sobre como proteger a sua família do Aedes aegypti, acesse o site: combateaedes.saude.gov.br
 
Reportagem, Bruna Goularte

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.