IBGE lança nova ferramenta de pesquisa de orçamentos familiares.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

SOCIEDADE: IBGE lança nova ferramenta de pesquisa de orçamentos familiares.

LOC.: O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística lançou uma nova ferramenta de pesquisa. O POF, Pesquisa de Orçamentos Familiares investiga em 75 mil domicílios em todo país quanto ganham e quanto gastam os brasileiros. Para captar detalhadamente os padrões de consumo das famílias, inclusive as suas mudanças ao longo do ano, os agentes do IBGE coletam informações durante cerca de 12 meses.


O coordenador da pesquisa, Vladimir de Andrade explica quais foram os critérios usados para selecionar os domicílios que fazem parte da pesquisa

TEC./SONORA: Vladimir de Andrade, coordenador da Pesquisa de Orçamentos Familiares – POF.

“É uma pesquisa que além de selecionar domicílios nas cidades ela também seleciona domicílios na área rural, como chácaras, fazendas etc. e o critério para ser selecionado é que seja um domicílio permanente, ou seja, é um domicílio usado permanentemente para moradia das pessoas, então não entra nessa mostra nem estabelecimentos comerciais, nem domicílios ocasionais, nem domicílios improvisados.”

LOC.:. Vladimir ressalta que a pesquisa faz parte da coordenação de contas nacionais do IBGE e que visa retratar as condições de rendimento das famílias brasileiras.

TEC./SONORA: Vladimir de Andrade, coordenador da Pesquisa de Orçamentos Familiares – POF.

“É uma pesquisa domiciliar que tem como objetivo retratar a situação de rendimento e despesas das famílias brasileiras. O mais importante são as despesas, a POF ela é a pesquisa mais importante e a mais completa do IBGE para o levantamento das despesas. Qual é a idéia, é que nesse período a gente consiga retratar como as famílias vivem, em que condições que as famílias efetivamente vivem no Brasil.”

LOC.: A pesquisa também tem por objetivo saber quais são as reais condições em que vivem as famílias brasileiras para saber se o que a família recebe está na mesma proporção de suas despesas. Os domicílios selecionados para a pesquisa foram escolhidos através de sorteio feito pelo sistema do IBGE.

Reportagem, Déborah Costa

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.