HPV: Quatro maiores cidades baianas em mobilização para ampliar a vacinação de meninas entre 9 e 11 anos contra o vírus

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

TEC: Trilha (BG)
 
LOC: O Instituto Nacional do Câncer, o INCA, estima que 260 mulheres devem ser diagnosticadas com câncer do colo do útero em Salvador, apenas este ano, causados pelo Papiloma Vírus Humano, o HPV. Segundo o Instituto, a doença mata mais de cinco mil mulheres por ano no país e pode ser evitada com a vacina contra o HPV, introduzida no calendário de vacinação pelo Ministério da Saúde. Este ano, a meta do Ministério e da Secretaria de Saúde é vacinar 80 por cento das meninas entre 9 e 11 anos de idade. No começo do ano, durante a primeira fase da vacinação, Salvador protegeu apenas 40 por cento do público-alvo. A chefe de Agravos Imunopreveníveis da Secretária Municipal de Saúde de Salvador, Doianne Lemos, conta que a cidade tem 115 salas de vacinação e todas já estão esperando as meninas. Além disso, a gestora explica que os agentes de saúde vão vacinar também nas garotas nas escolas da capital.
 
TEC: A chefe de Agravos Imunopreveníveis da Secretária Municipal de Saúde de Salvador, Doianne Lemos.
 
“Nós mantivemos a estratégia de vacinação tanto na unidade de saúde, quanto também, indo às instituições de ensino. Tanto da rede privada quanto da rede pública, porque nas fases anteriores da vacinação, a gente verificou que a adesão, uma vez que a equipe se desloca para a escola, era melhor.”
 
TEC: Sobe e desce BG.
 
LOC: Em Vitória da Conquista – a terceira cidade mais populosa do estado – apenas 31 por cento das meninas foram vacinadas com a primeira dose da vacina contra HPV, no começo do ano. Durante a mobilização para aplicação da segunda dose, que já está disponível nas 41 unidades básicas de saúde da cidade, a meta do município é proteger seis mil meninas. Em Camaçari, apenas 47 por cento das meninas de 9 a 11 anos foram vacinadas na primeira fase da campanha. A segunda dose da vacina está disponível em 39 unidades básicas de saúde. Já em Feira de Santana, as doses da vacina contra o HPV estão sendo aplicadas em 130 unidades de saúde. A cidade protegeu no começo do ano apenas 28 por cento das meninas. A coordenadora do Programa de Imunização de Feira de Santana, Kátia Ferraz, acredita que a população vai aderir ao chamado e proteger as meninas do câncer do colo do útero.
 
TEC: Coordenadora do Programa de Imunização de Feira de Santana, Kátia Ferraz.
 
“A importância é que elas vão ficar protegidas contra o câncer de colo do útero e também do vírus do HPV, caso ela venha desenvolver alguma gravidade, ela vai ficar protegida. Então isso é muito importante:ela estar imunizada pra ela não adquirir o vírus e também não desenvolver um futuro câncer de colo do útero.”
 
TEC: Sobe e desce BG.
 
LOC:  Para ter uma noção do risco da doença, o médico oncologista do Instituto Nacional do Câncer, Gustavo Iglesias, explica a relação do vírus HPV com o câncer do colo do útero.
 
TEC: Gustavo Iglesias, oncologista do Inca.
 
“Vou colocar de uma maneira simples, porque eu acho que todo mundo conhece a relação do cigarro com o câncer de pulmão, todo mundo sabe que quem fuma pode ter câncer de pulmão. A relação da infecção pelo HPV com o câncer de colo uterino é ainda mais forte do ponto de vista estatístico. Se nós pudéssemos, teoricamente, extinguir de forma total e completa a infecção pelo HPV, nós provavelmente extinguiríamos também a incidência do câncer de colo do útero. Se tornaria uma doença raríssima absolutamente excepcional.”
 
 
TEC: Sobe e desce BG.
 
LOC: A vacina contra o HPV é disponibilizada gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde do SUS ou em escolas parceiras. Ela foi introduzida no calendário nacional de vacinação no ano passado para atender meninas de 11 a 13 anos de idade. Este ano, o Ministério da Saúde está priorizando a vacinação de crianças e adolescentes de 9 a 11 anos. As meninas e adolescentes com 12 e 13 anos, que ainda não tomaram a primeira ou a segunda dose, também devem procurar as unidades de saúde para atualizarem o cartão de vacinação. A criança ou a adolescente deve tomar três doses para completar a proteção. Quem tomou a primeira dose deve agora tomar a segunda dose, administrada seis meses depois da primeira e, a terceira cinco anos após a primeira dose. A meta do Ministério da Saúde é de que até o final do ano, 80 por cento das meninas com idade entre 9 e 11 anos estejam vacinadas. Se você é mãe, pai ou responsável por meninas nesta idade leve-as a uma Unidade de Saúde. Não se esqueça do cartão de vacinação. A vacina é o único meio de garantir a proteção contra o HPV pelo resto da vida. Obtenha mais informações sobre a vacina contra o câncer do colo do útero e o HPV em uma unidade de saúde mais próxima de sua casa e no portal do Ministério da Saúde na Internet, www.saude.gov.br/hpv.

TEC: Encerra trilha (BG).

 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.