HIDROLÂNDIA (GO): Força-tarefa faz vistoria em bairros infestados por Aedes, nesta terça-feira (19)

   

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Atenção, moradores de Hidrolândia. Nesta terça-feira, de oito às onze e meia da manhã, uma força-tarefa de 100 profissionais de combate ao Aedes aegypti vai até os bairros de Bela Vista, Santa Bárbara, São Francisco, Flamboyant, Vita, Boto Fogo e Vale do Sol, para ajudar a eliminar os focos do mosquito nas residências .Além dos agentes de saúde e endemias, que fazem o trabalho de vistoria diariamente, bombeiros e funcionários da Secretaria Municipal de Saúde também participam da ação. A Coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Joice Araújo, pede que os moradores ajudem a tirar o lixo de dentro de casa e explica como funciona a força-tarefa.
 
SONORA: Joice Araújo, coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica
 
“Para a gente avisar a população para tirar os entulhos de dentro de casa. Em apoio com a Secretaria de Transporte e Obras Urbanas, eles passam recolhendo os entulhos. Aí, além disso, a gente visita casas e vê a casa que tem foco. Porque a casa que tem foco, quando tem foco, a gente volta depois. A gente faz a primeira orientação e depois a gente volta. Se persistir o foco a gente notifica”.
 
REPÓRTER: Até o momento, são 388 notificações de casos de dengue na cidade. A ideia, de acordo com a coordenadora, é que o trabalho de visita às casas continue até que Hidrolândia não tenha mais nenhuma notificação da doença. A coordenadora da Sala Nacional de Coordenação e Controle para o Enfrentamento da Dengue, Chikungunya e Zika, explica por que é importante que os moradores colaborem e abram as portas para os profissionais de combate ao Aedes.
 
SONORA: Marta Damasco, coordenadora da Sala Nacional de Coordenação e Controle para o Enfrentamento da Dengue, Chikungunya e Zika

“A importância é vital. Porque os agentes vão nos auxiliar a encontrar os locais dos criadouros. Muitas vezes, as pessoas têm um criadouro em casa, mas não têm ciência disso, não têm o conhecimento de que estão abrigando um criadouro de larvas de mosquito”.
                                                                                                                    
REPORTER: Se você sabe de algum lugar que possa ser foco do Aedes aegypti, pode fazer uma denúncia, ligando para o número: 8559- 9860. Mais informações sobre como se prevenir das doenças transmitidas pelo mosquito, podem ser encontradas na internet, no site: combateaedes.saude.gov.br

 

 Reportagem, Bruna Goularte

Receba nossos conteúdos em primeira mão.