HEPATITE C: Novo tratamento contra a doença deve ser incorporado ao SUS ainda este ano

A Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária aprovou, nesta semana, o registro de um novo  medicamento para o tratamento da hepatite C crônica, o simeprevir. Ele se junta ao daclatasvir, aprovado em janeiro deste ano, e ao sofosbuvir, ainda em análise

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

Tempo de áudio –

REPORTER: A Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária aprovou, nesta semana, o registro de um novo  medicamento para o tratamento da hepatite C crônica, o simeprevir. Ele se junta ao daclatasvir, aprovado em janeiro deste ano, e ao sofosbuvir, ainda em análise. Esses medicamentos vão compor o mais novo e eficiente tratamento contra a hepatite C, disponível no mundo. A expectativa é que o tratamento com esses medicamentos seja incorporado ao SUS ainda este ano. De acordo com o coordenador de Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Marcelo Naveira, os novos remédios vão facilitar a realização do tratamento:

SONORA: coordenador de Hepatites Virais do Ministério da Saúde - Marcelo Naveira

“Atualmente, o tratamento da hepetite C é realizado num período entre 48 a 52 semanas, necessita de pelo menos 10 comprimidos de um ou dois medicamentos determinados diariamente mais uma injeção semanal, tem muitos efeitos adversos, muitas pessoas desistem do tratamento da hepetite C. com os novos medicamentos, existe a possibilidade de tratar os pacientes em 12 semanas, a presença de eventos adversos é quase mínima, a gente passaria para dois comprimidos diários em 12 semanas.” 

REPÓRTER: O coordenador de Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Marcelo Naveira, explica que o novo tratamento para combater a hepatite C vai permitir tanto aumentar o índice de cura dos pacientes quanto ampliar o número de beneficiários:

SONORA: coordenador de Hepatites Virais do Ministério da Saúde - Marcelo Naveira

“O tratamento atual apresenta em torno de 40 a 60% de cura e os novos medicamentos apresentam em torno de 90%, até mesmo 100%. Com os novos medicamentos, as interações medicamentosas são menores e a comodidade posológica facilitaria e muito o tratamento daqueles pacientes que já fazem o uso de outra medicação pra tratar uma doença crônica, por exemplo, o HIV. Com o novo tratamento, a gente também espera que, com o mesmo valor dispensado para um tratamento atualmente, a gente possa ampliar pra duas a três pessoas sendo tratadas.”

REPORTER: A expectativa do Ministério da Saúde é que o novo tratamento para hepatite C beneficie 60 mil pacientes do SUS nos próximos dois anos.

Reportagem, Ana Cláudia Amorim

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.