GURUPI (TO): Preconceito da população com vacina contra HPV coloca saúde das meninas entre 11 e 13 anos em risco no município

Apenas 23% das meninas de Gurupi foram imunizadas durante segunda etapa de vacinação contra o HPV

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: O vírus HPV é a principal causa do câncer do colo do útero. A expectativa do Instituto Nacional do Câncer é que ocorram mais 180 novos casos deste tipo de câncer em 2015, no estado do Tocantins. A forma mais eficaz e segura de evitar a doença é a vacina, que é disponibilizada de graça em postos de saúde de todo o país. Mesmo assim, a cidade de Gurupi encontra dificuldades para atingir a meta da campanha de vacinação. Apenas 23 por cento do público alvo foi imunizado, segundo dados do ministério. Um dos principais motivos encontrados pelos agentes de saúde do município é o preconceito da população com a vacina.  O coordenador da vigilância epidemiológica, Rodrigo Ferreira, destaca que, o trabalho de informação sobre a campanha pode ajudar a mudar a situação da cidade.
 
SONORA: Coordenador da vigilância epidemiológica, Rodrigo Ferreira
 
“Referente à questão religiosa. Devido a muitos pais serem evangélicos, eles não estão querendo deixar as crianças vacinarem, as adolescentes no caso. Uma agente comunitária faz o trabalho e também nós divulgamos. O principal é fazer o trabalho de conscientização das pessoas, que é necessário fazer, e que não existem esses mitos, que as pessoas estão falando que tem”.
 
REPÓRTER: A conscientização da segurança da vacina é considerada um fator determinante para o sucesso da campanha. O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, alerta as famílias para a taxa de mortalidade por câncer de colo do útero e afirma que, a geração que está sendo vacinada pode ficar livre de mortes pela enfermidade.
 
SONORA: Secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa.
 
“As famílias devem lembrar que em 2014, assim como em 2015, apesar de todos os avanços que nós tivemos no Sistema Único de Saúde na redução da mortalidade do câncer de colo de útero, 14 mulheres morrem a cada dia em nosso país de câncer de colo de útero. Essa geração que está sendo vacinada contra o HPV, combinando a vacina contra o HPV, com o exame papanicolau, a partir dos 25 anos, pode ser a primeira geração livre de mortes por câncer de colo de útero”.
 
REPÓRTER: A população de Gurupi pode tomar a vacina contra o HPV em qualquer  um dos 12 postos de saúde do município. Também há um posto disponível para atendimento na zona rural da cidade. Os locais funcionam de segunda a sexta, de sete e meia da manhã, até às quatro e quarenta e cinco da tarde. Sem a segunda dose a primeira não tem efeito.
 
Reportagem, Rodrigo Nunes

Receba nossos conteúdos em primeira mão.