GUARUJÁ (SP): Trabalho contínuo faz cidade diminuir quantidade de casos suspeitos de Dengue em anos

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Entre 2009 e 2010, Guarujá teve mais de dez mil casos de Dengue. Acuada pela gravidade da situação, a cidade começou a desenvolver um trabalho eficaz de combate e prevenção ao mosquito que transmite também Chikungunya e Zika. Seis anos depois, os números das duas doenças e do vírus não chegam a mil. O secretário de Saúde do Guarujá, Marco Antônio Chagas, explica que a mudança foi por causa de um fator: trabalho, muito trabalho.
 
SONORA: Marco Antônio Chagas, secretário de saúde do Guarujá
 
“É diuturno. Nós não paramos, de segunda a segunda. Então, a gente conseguiu a diminuição desses números por esse motivo. Nós temos um serviço de nebulização próprio, nós não terceirizamos, isso facilita na educação permanente desses servidores.”

LOC: Em todo o Guarujá são mais de 200 agentes de saúde e de combate a endemias visitando casas e ensinando aos moradores como se elimina os possíveis criadouros do mosquito.  O combate, no entanto, não é fácil na região. Muitos imóveis só recebem gente nos fins de semana ou em alta temporada. Além disso, muitas pessoas não deixam o agente de saúde entrar em casa, porque ainda não pararam para pensar que a população é o principal exército na luta contra o mosquito. Para saber mais sobre as doenças e os cuidados em casa acesse saude.gov.br/combateaedes.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.