GUARATUBA (PR): Município não atingiu meta da segunda dose de vacinação contra HPV. Apenas 22% das jovens foram imunizadas

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: A meta de vacinação da segunda dose contra o vírus do HPV não foi alcançada pelo município de Guaratuba. Somente 22 por cento das jovens entre 11 e 13 anos foram imunizadas. A meta do ministério da Saúde é vacinar 75% das meninas do País. O papiloma vírus é a principal causa do câncer do colo do útero. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer, mil novos casos da doença devem ser registrados no Paraná, em 2015. A vacina é a forma mais eficaz e segura de evitar o HPV. O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, reforça que a vacinação é fundamental para reduzir e até acabar com o vírus e o câncer do colo do útero no futuro.
 
SONORA: Secretário de vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa.
 
“As famílias precisam lembrar que em 2014, assim como em 2015, apesar de todos os avanços que nós tivemos no Sistema Único de Saúde na redução da mortalidade por câncer de colo de útero, 14 mulheres vão morrer por dia de câncer de colo de útero. 14 mulheres morrem a cada dia no nosso país por câncer de colo de útero. Essa geração que está sendo vacina contra o HPV, combinando a vacina contra o HPV, com o exame Papa Nicolau a partir dos 25 anos, pode ser a primeira geração livre de mortes por câncer de colo de útero”.
 
REPÓRTER: O ministério da Saúde ressalta que a vacina é segura e pode causar apenas pequenos efeitos adversos, como dor no local da aplicação e em casos raros febre e dor de cabeça.  O diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch, afirma que não adianta à jovem tomar só a primeira dose da vacinação, pois assim não vai estar imune ao vírus.
 
SONORA: Diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch
 
“A imunização ela é dada por uma vacina oferecida em três doses, e as três doses são importantes. Então ela é iniciada em meninas aos onze anos de idade. Boa parte das pessoas é exposta ao HPV em algum momento das suas vidas. O que acontece é que uma parte das pessoas fica com o vírus, tem a infecção pelo vírus, fica com o vírus e pode muitos anos depois de já ter adquirido este vírus, vir a desenvolver o câncer de colo de útero”.
 
REPÓRTER: A segunda dose da vacina contra o HPV está disponível em 12 unidades de saúde de Guaratuba, como os postos de caieiras e da praia. As meninas entre 11 e 13 anos que quiserem tomar a vacina nos centros de saúde não precisam da autorização dos pais, basta ir ao local com a caderneta de vacinação ou com documento de identidade.
 
Reportagem, Rodrigo Nunes

Receba nossos conteúdos em primeira mão.