GUARAPUAVA (PR): Hemocentro Regional convoca população para doar sangue

Região tem sofrido com a pouca doação de sangue, principalmente no inverno

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: Doar sangue é doar vida. A frase que já virou bordão simboliza literalmente a vida da dona de casa Ecir Oliveira, de 53 anos, casada, dois filhos, um neto. Moradora de Pinhão, município do centro-sul paranaense, ela foi diagnosticada, em 2008, com mielofibrose, tipo de câncer no sangue, que afeta a produção das células sanguíneas na medula óssea. Ecir trabalhava como cabelereira, mas, por conta da enfermidade, teve que se afastar do emprego. Por dois anos e meio realizou tratamento no Hospital das Clínicas de Curitiba e recebeu alta por não poder realizar o transplante de medula. Em 2012, desenvolveu anemia refratária e hoje precisa de transfusão de sangue a cada 10 dias. Ecir é portadora do tipo sanguíneo A positivo, mas recebe sangue especial com concentrado de hemácias. Ela recebe duas bolsas de sangue de aproximadamente 300 mililitros cada.

TEC./SONORA:
Ecir Oliveira, 53 anos, dona de casa

“Sangue é vida, não é? É uma coisa que quem tem esse problema que eu tenho, quem tem leucemia, outros problemas, acidente, que a gente é igual a um automóvel, se não tiver o sangue, a gente perece, morre. Porque é muito doloroso, é muita fraqueza e a gente sobrevive por causa do sangue. Eu fui doadora quando morava em Londrina, jamais imaginei que eu iria precisar, que eu ia viver através de transfusões.”

LOC.: O Hemocentro Regional de Guarapuava atende a 17 cidades da região e a três hospitais. Em média, são coletadas 600 bolsas de sangue por mês e 7000 por ano. De acordo com a enfermeira técnica Maristela Sacks, o estoque está abaixo do necessário e precisa de mais doações.

TEC./SONORA: Maristela Sacks, enfermeira técnica do Hemocentro Regional.

“Nós estamos com o estoque baixo e estamos apelando realmente para os meios também de comunicação para nos ajudarem. Já começa assim, de diminuir o nosso estoque em função das doenças respiratórias, que impedem temporariamente as doações. Então a gente está correndo bastante atrás dos nossos doadores, dos municípios, das empresas, comércio em geral aqui de Guarapuava para tentar realmente chegar a um teto melhor, um teto mais estável.”


LOC.: A sua doação de sangue salva vidas como a da Ecir e de tantas outras pessoas. Em Guarapuava, o Hemocentro Regional fica na Rua Afonso Botelho, 134, no bairro Trianon. O serviço de coleta funciona de segunda a sexta-feira, das oito às onze da manhã e de uma às quatro da tarde. Para informações, ligue para 3622-2819. Repetindo: 3622-2819. A doação de sangue é um ato que deve ser praticado regularmente. Para mais informações, acesse saude.gov.br/doesangue.

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.