GUAÍRA (SP): Cidade registra mais de dois mil casos de dengue e ações contra o Aedes continuam

Salvar imagem

REPÓRTER: As ações contra o Aedes aegypti continuam firmes em Guaíra. O mosquito é o transmissor da dengue, da febre chikungunya e do vírus Zika. Em 2016, foram confirmados dois mil 251 casos de dengue e um de chikungunya em moradores da cidade. Não há casos registrados de Zika, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde.

Para reverter esses números, cerca de 30 agentes de controle de vetores trabalham nas ruas do município. Eles fazem visitas a imóveis, em busca de focos do mosquito. Este é o terceiro ciclo de vistorias, que já alcançaram mais de 18 mil e 700 propriedades.

O chefe da Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde de Guaíra, Maurício da Silva, orienta a população sobre as formas de se prevenir contra o Aedes. Ele também explica a importância do trabalho desses profissionais.
 
SONORA: Maurício da Silva, chefe da Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde de Guaíra
 
“É muito importante que seja feita, pelo menos uma vez por semana, uma visita em seu domicílio, olhando todos os possíveis criadouros dentro do seu domicílio, tanto dentro da casa, como no seu quintal, a fim de evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti.”
 
REPÓRTER: Deixe os agentes entrarem quando eles baterem na porta da sua casa. Cada vez que um profissional é barrado, toda a cidade fica prejudicada. O ministro da Saúde, Marcelo Castro, reforça esse apelo a você, morador de Guaíra.
 
SONORA: Marcelo Castro, ministro da Saúde
 
“Precisamos continuar fortalecendo as ações de combate ao mosquito para conseguirmos mudar esse quadro. Receba os agentes de saúde para as vistorias e fique atento às orientações que eles vão lhe dar para a eliminação dos criadouros do mosquito.”

REPÓRTER: Em todo o estado de São Paulo, aproximadamente 40 mil agentes de saúde e de endemias visitam e fazem a vistoria em imóveis paulistas para eliminar possíveis criadouros do mosquito. No Brasil, são cerca de 266 mil agentes de saúde e quase 50 mil agentes de endemias para fazer esse trabalho preventivo.

Você pode se informar sobre como proteger a sua família das doenças transmitidas pelo Aedes pelo site: combateaedes.saude.gov.br.

Reportagem, Ana Freire

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.