GUADALUPE [PI]: Somente 14% das jovens entre 11 e 13 anos tomaram segunda dose da vacina contra HPV

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: A segunda dose da vacina contra o HPV está disponível nas unidades básicas de saúde de Guadalupe. As meninas entre 11 e 13 anos podem se vacinar nas unidades. O vírus HPV é a principal causa do câncer de colo de útero. Segundo o Ministério da Saúde, o câncer de colo de útero é o terceiro que mais mata mulheres no Brasil.  As informações equivocadas e o medo são os principais problemas que têm afastado as meninas do município, da vacinação.  Somente 14 por cento das jovens da cidade receberam a segunda dose. O secretário municipal de saúde de Guadalupe, Paulo Henrique Rocha, destaca a importância da vacina e garante que a imunização é fundamental para o futuro das meninas.
 
SONORA: Secretário Municipal de Saúde, Paulo Henrique Rocha.
“A importância é muito grande. A gente sabe que ainda hoje, tem mulheres que morrem em consequência disso. Você ter essa vacinação disponível para essas meninas, nessa faixa etária é de fundamental importância, prevenindo para o que possa vir no futuro. Então a gente ressalta essa importância de estar orientando os pais, os responsáveis, os próprios professores, e os profissionais de saúde, para estar orientando e divulgando isso que é muito importante.” 

REPÓRTER: O Instituto Nacional do Câncer aponta que no Piauí devem ocorrer 400 novos casos de câncer de colo de útero em 2015. O secretário de vigilância em Saúde do Ministério, Jarbas Barbosa, ressalta que a vacina contra o HPV é segura e que efeitos colaterais são extremamente raros e normalmente sem gravidade.

SONORA: Secretário de vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa.
 
“Vamos lembrar que essa vacina já é usada em mais de cem países do mundo, essa vacina tem mais de 50 milhões de doses aplicadas na Europa, nos Estados Unidos. É recomendada essa vacina porque é uma vacina eficaz para prevenir o câncer de colo de útero e é uma vacina segura”.

REPÓRTER: Michela Alves Pereira, levou a filha, Giovanna Larisse, de 12 anos, para tomar as duas primeiras doses da vacina. A mãe da adolescente ressaltou que levou a menina para ser imunizada sem medo algum. Ele afirma que pensou na proteção que a jovem pode ter para que não desenvolva nenhuma doença causada pelo HPV, principalmente o câncer de colo do útero.
SONORA: Michela Alves Pereira, mãe da adolescente Giovanna Larisse.
“Não tive nenhum medo, até porque toda vacina, toda medicação, tem um efeito colateral. Então eu pensei na defesa que ela poderia ter em desenvolver algum outro tipo de problema. Não com receio que no momento que ela recebesse essa vacina, ela viesse ter algum problema. Eu vi a importância de protegê-la em não desenvolver nenhum tipo de algum câncer, quando ela viesse a ter alguma relação sexual no futuro”.

REPÓRTER: Em Guadalupe, as vacinas estão disponíveis nas cinco unidades básicas de saúde da zona urbana de segunda a sexta-feira das oito ao meio dia e das duas às seis da tarde. Já na zona rural da cidade, dois agentes de saúde atuam nas escolas para imunizar as meninas. Vale apontar que as adolescentes que queiram se vacinar não precisam da autorização dos pais, basta se apresentar nas unidades de saúde com a caderneta de vacinação ou com documento de identidade.

 Reportagem, Lívia Bruno 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.