GRAVATAÍ (RS): Profissionais são estimulados a pedir exames de Tuberculose

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Os números da Tuberculose em Gravataí estão acima dos registrados em todo o Rio Grande do Sul. A cidade teve 45 casos a cada 100 mil habitantes, enquanto, em todo o estado, a doença afetou 37 a cada 100 mil gaúchos.
Os números deixaram as autoridades em alerta, o que fez com que as campanhas educativas fossem intensificadas. Além disso, os profissionais de saúde foram estimulados a pedirem exames que identificam a Tuberculose. A coordenadora do Programa de Combate à Tuberculose de Gravataí, Tatiane da Silva, conta que incentivos estão sendo oferecidos aos agentes que fizerem exames.

TEC/SONORA: Tatiane da Silva, coordenadora do Programa de Combate à Tuberculose de Gravataí.

“No ano passado, a gente fez uma premiação para as unidades que mais coletassem escarro na sua unidade. E, este ano, entregamos um certificado às unidades de saúde da família, que atingiram mais de 50% da meta, e às unidades básicas acima de 30%. A gente sabe que isso ainda é muito baixo. Pactuamos com as unidades que, em 2017, as unidades receberam a sua meta, que eles têm que buscar.”

LOC: O diagnóstico precoce facilita o tratamento. Em apenas 15 dias, o paciente deixa de transmitir a Tuberculose à outras pessoas. O aposentado Edmílson Medeiros, 45 anos, passou por vários profissionais até ser diagnosticado com a doença. Ele já suspeitava que estivesse com Tuberculose.

TEC/SONORA: Edmílson Medeiros, aposentado.

“Consultei com diversos médicos e eles mandavam me medicar. Foram curando aquelas partes do corpo que estavam doendo, devido à fraqueza e meu corpo estar debilitado. Curavam essas enfermidades, mas a febre e a tosse insistiam. De jeito nenhum que a tosse me largava e cada vez fui enfraquecendo mais e a tosse aumentando mais. Perdi muito peso. Acho que quase dez quilos.”

LOC: O tratamento de Edmilson continua. Casos como esse podem ser diagnosticados mais precocemente. É importante estar atento: tosse por mais de três semanas pode ser Tuberculose! Não é preciso aguardar o aparecimento dos outros sintomas, tais como febre, emagracimento ou suores noturnos. Quanto mais rápido o diagnóstico for feito, mais rápida será a recuperação. Mais informações sobre o combate à Tuberculose podem ser encontradas em saude.gov.br.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.