Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Governo Federal destina R$ 500 milhões para a compra de produtos da agricultura familiar

Com os recursos liberados, cerca de 85 mil famílias de agricultores familiares deverão ser beneficiadas, além de mais de 12 mil entidades e 11 milhões de famílias em vulnerabilidade social que vão receber os alimentos

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

O Governo Federal liberou R$ 500 milhões para a compra de produtos da agricultura familiar. A abertura do crédito extraordinário foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (27), por meio de uma medida provisória assinada pelo presidente Jair Bolsonaro e pelo ministro da Economia, Paulo Guedes.

Com os recursos liberados, cerca de 85 mil famílias de agricultores familiares deverão ser beneficiadas, além de mais de 12 mil entidades e 11 milhões de famílias em vulnerabilidade social que vão receber os alimentos. 

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, comemorou a liberação dos recursos e afirmou que o governo federal vai trabalhar de forma coordenada para que àqueles que mais precisam sejam beneficiados.
 
“Agora vamos operacionalizar para que o dinheiro chegue na ponta, para o agricultor familiar, que tanto precisa neste momento.”

De acordo com o Governo Federal, a medida provisória representa mais uma resposta à crise gerada pela pandemia do novo coronavírus. A liberação dos recursos foi articulada pelo Ministério da Agricultura, Ministério da Economia e Ministério do Desenvolvimento Social.

Desempenho

No momento em que diversos setores da economia brasileira tem apresentado desgaste por conta da Covid-19, Tereza Cristina afirmou que a Agricultura do país ajudará até mesmo no abastecimento de outras nações. 

“Da porteira para dentro e da porteira para fora, as coisas estão funcionando, e neste mês teremos recorde das exportações brasileiras. O agro está alimentando seu povo, 212 milhões de brasileiros, e ainda tem excedente para ajudar na balança comercial e nos países importadores que precisam de alimentos nesse momento", disse a ministra. 

A compra dos produtos da agricultura familiar ocorrerá por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), programa federal criado em 2003 que tem como finalidade promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar. 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.