GOVERNADOR VALADARES (MG): Levantamento mostra que cidade está em risco de surto de Chikungunya

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: Os moradores de Governador Valadares precisam agir para acabar com os recipientes que acumulam água parada dentro de casa. Isso porque a Secretaria de Saúde da cidade fez, em janeiro, o levantamento que indica a porcentagem de criadouros encontrados dentro dos imóveis da cidade. E o resultado não foi nada bom: Valadares registrou nove vírgula sete por cento de infestação.
De acordo com o Ministério da Saúde, o índice é considerado satisfatório quando os agentes de endemias encontram menos de um por cento de focos do mosquito nas residências. Portanto, o índice de nove vírgula sete por cento está bem acima do nível tolerável. Isso significa que Valadares está em estado de risco para um surto de Chikungunya, Zika e Dengue.
A professora titular do Departamento de Microbiologia da Universidade Federal de Minas Gerais, Erna Kroon, lembra que a situação ainda deve se agravar nesse período do ano, porque é quando as epidemias das doenças costumam surgir.

TEC./SONORA: Erna Kroon, professora titular do departamento de microbiologia da UFMG


“Esses mosquitos e essas epidemias tendem a surgir nas épocas em que há maior umidade nessas regiões, que é a época das chuvas, que é agora. E, também, apesar de ser época das chuvas, as temperaturas também estão muito altas. E isso favorece tanto a procriação do mosquito, como também há relatos científicos mostrando que o ciclo do vírus fica mais rápido no mosquito.”

LOC.: De acordo com a Secretaria de Saúde de Governador Valadares, só neste ano 209 casos de Dengue, 45 de Chikungunya e 12 de Zika foram notificados na cidade. No ano passado, a grande preocupação foi com o Zika: foram mais de três mil e 100 casos em Valadares. Apesar de algumas doenças afetarem mais Valadares, a professora Erna Kroon explica que a população deve permanecer atenta para as três doenças, já que elas podem se agravar de maneiras diferentes.

TEC./SONORA: Erna Kroon, professora titular do departamento de microbiologia da UFMGR


“Nós temos notícias de mortes por Chikungunya no Brasil. Temos notícias também de longo tempo para cura, no caso da Chikungunya. Então é uma doença que traz, às vezes, até lesões e, porém nós também temos um número bastante grande de casos de Dengue com mortalidade. E nós temos a Zika que foi todo aquele problema já muito difundido, onde nós tivemos os casos da transmissão para o feto. Então, se for uma mulher grávida talvez o pior cenário seja a Zika. Mas se por acaso ela tiver Dengue e a Dengue complicar, também pode ser um cenário complicado para ela.”

LOC.: De acordo com a Secretaria de Saúde de Valadares, os lugares onde os agentes de endemias mais encontraram focos do mosquito continuam sendo dentro das casas, nos ralos e reservatórios de água no chão.
Para piorar a situação, como Minas Gerais está passando por um surto de Febre Amarela, a atenção das pessoas não está mais voltada para as três doenças. Mas é preciso lembrar que a Febre Amarela é transmitida pela picada de um mosquito contaminado. E, no caso da doença urbana, o transmissor é o mesmo mosquito que causa a Dengue, o Zika e a Chikungunya. Por isso, além de se vacinar contra a Febre Amarela, os moradores de Valadares também devem se lembrar de não deixar água parada em casa.
É o caso de Quênia Lucas, que é cerimonialista e tem 28 anos de idade. A moradora do bairro Santa Terezinha sabe que a infestação do mosquito é uma situação que precisa ser evitada por todos.

TEC./SONORA: Quênia Lucas, cerimonialista

“Com relação à Dengue, esses dias, não está se divulgando tanto por causa da Febre Amarela. Como tem muita Febre Amarela na região, todos os moradores já estão sendo vacinados. Já acharam alguns bichos mortos aqui na região, então está todo mundo sendo vacinado. Mesmo com a Febre Amarela acontecendo, a gente não pode se descuidar. Porque a Dengue ainda continua ativa na nossa região. Então tem que tomar cuidado com a água parada, com os vasinhos de planta. Não descuidar de forma alguma. Porque se pegar a Dengue e ainda juntar com a Febre Amarela, a situação vai ficar pior.

LOC.: É importante lembrar que os sintomas das três doenças são muito parecidos. Por isso, se você sentir dor de cabeça, febre, dor no corpo e articulações, além de coceira ou manchas na pele, procure urgente um médico. Só assim você vai receber os cuidados necessários. Para saber mais sobre como ajudar na luta contra o mosquito, acesse o site: saude.gov.br/combateaedes. 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.