GOIÂNIA (GO): As unidades de saúde estão preparadas para atender os suspeitos de Tuberculose

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 

LOC: Kassiane Sodré é operadora de caixa de um restaurante em Goiânia. A moça, que mora no Setor Leste Universitário, suspeitava que estivesse apenas gripada. Em junho de 2016, Kassiane completava 27 anos. Justo no dia do aniversário, ela teve uma febre acompanhada de muita tosse. Os sintomas continuaram.  A moça começou a perder peso. Preocupada, Kassiane procurou uma unidade de saúde. Depois de alguns exames, veio a confirmação: era Tuberculose.

 O resultado foi um verdadeiro choque para Kassiane. Ela tinha medo da sua filha de dez anos ter a doença. Mas o marido e a família não se afastaram de Kassiane e deram suporte durante todo o tratamento. Ela tomou a medicação recomendada, fez todo o tratamento e se recuperou sem contaminar ninguém.

 

TEC/SONORA: Kassiane Sodré, operadora de caixa.

 “Hoje eu sou uma pessoa curada. Eu tive Tuberculose, sou curada. Eu sigo a minha vida normal. Eu jogo bola, faço academia, trabalho, faço tudo que me dá vontade. Hoje eu como de tudo. Tenho algumas restrições ainda porque é um período muito curto ainda. Mas é assim, sou uma pessoa supertranquila, muito bem, terminei o tratamento. Espero que todo mundo que tenha essa doença também possa terminar a doença, possa procurar ajuda, que isso é muito importante também e que não desista.”

 

LOC: Assim como Kassiane, outras pessoas na cidade também tiveram a doença. Goiânia tem o maior número de casos do estado. Em 2016, foram 238. Em janeiro e fevereiro de 2017 do mesmo período, foram 42 casos em Goiás, enquanto o município teve 33 notificações. O gerente de Doenças e Agravos Transmissíveis da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia, Leandro Nascimento, acredita que há muito a melhorar na conscientização da doença e que os centros de atendimento do município estão preparados para atender as pessoas.

 

TEC/SONORA: Leandro Nascimento, gerente de Doenças e Agravos Transmissíveis da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia.

 “Aqui em Goiânia, todas as unidades de atenção primária estão treinadas para atender e acolher o paciente suspeito de Tuberculose. Então, aqui em Goiânia, a gente orienta que vá à unidade mais próxima do seu domicílio. Seja unidade tradicional, seja unidade de estratégia da família. Aqui em Goiânia a gente tem uma unidade chamada Cai. O Cai é uma unidade que tem atendimento ambulatorial e atendimento de urgência.”

 


LOC: Se você está com tosse frequente há mais de duas semanas, procure um médico. A tuberculose tem cura. O tratamento é gratuito. Para mais informações, acesse saude.gov.br. Ministério da Saúde, Governo Federal.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.