GOIANA (PE): Entidades religiosas combatem o Aedes, na cidade

Mutirões de combate são realizados por fiéis

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Toda a comunidade de Goiana está envolvida na luta contra o Aedes aegypti. Até mesmo líderes religiosos do município já orientam os fiéis a eliminarem criadouros do mosquito transmissor da dengue, Zika e chikungunya. Pela igreja católica, por exemplo, mutirões de limpeza são promovidos e líderes comunitários convidam a sociedade a combater o mosquito em todos os bairros da cidade. O padre da paróquia Nossa Senhora do Rosário, Diego Roberto conta que as famílias levam para casa a missão de dar continuidade ao trabalho de acabar com o Aedes.
SONORA: Padre, Diego Roberto
“Todos nós estamos nessa campanha fazendo esse trabalho de conscientização e pedindo às famílias que, com seus filhos façam suas limpezas, observando seus quintais, observando a casa dos vizinhos, que muitas vezes acumulam muita água nos quintais.”
REPÓRTER: As igrejas evangélicas de Goiana também estão envolvidas e lutam contra o mosquito. Cerca de 60 congregações realizam mutirões pelas ruas do município e os fieis são lembrados que as ações de combate ao Aedes devem ser rotineiras, como explica o pastor da Assembleia de Deus Aminadabe Flor.
SONORA: Pastor, Aminadabe Flor
“Nós pedimos aos nossos pastores para que estejam sempre repetindo e conscientizando o povo, para que eles possam trabalhar no sentido de ajudar, de alguma forma a combater esse mosquito. Sempre que tem culto nós estamos falando, conscientizando os nossos irmãos.”
REPÓRTER: Para somar o número de combatentes do Aedes aegypti em Goiana, as entidades da religião de origem indígena, Jurema, não ficam de fora da lista dos que querem exterminar o mosquito. Segundo a tradição da Jurema a água é um elemento sagrado, então é comum a utilização de copos e potes de água durante os encontros. Os juremeiros têm a consciência de que esses recipientes podem se tornar criadouros do Aedes. Mas é possível manter a tradição e viver livre das doenças transmitidas pelo mosquito, como explica o Juremeiro, Serginho da Burra.
SONORA: Juremeiro, Serginho da Burra
“Devido essas doenças estarem sendo espalhadas, nós estamos orientando aos nossos irmãos para que peguemos os copos com água, emborquemos nas mesas de jurema. E aí coloquemos em cada mesa de jurema uma moringa com água, mas fechada, que representa esse elemento.”
REPÓRTER: Os integrantes da Jurema também realizam mutirões de combate ao Aedes. É dessa forma que cada religião luta contra o mosquito em Goiana. As crenças podem até ser diferentes, mas a luta é por um motivo só: o bem da sociedade. E é dessa forma que o município tenta se livrar do Aedes aegypti. Se você quer saber mais sobre dengue, Zika e chikungunya pode ligar no telefone da Vigilância Sanitária. O número é: 9163-0978. Saiba mais na internet, no endereço combateaedes.saude.gov.br

 

Reportagem , Marquezan Araújo

Receba nossos conteúdos em primeira mão.