FITOTERÁPICOS: Remédios à base de plantas medicinais são distribuídos pelo SUS

FITOTERÁPICOS: Remédios à base de plantas medicinais são distribuídos pelo SUS

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

Tempo de áudio – 01'45''

REPÓRTER: A auxiliar de serviços gerais, Antônia Célia, conta que sempre recorre às plantas medicinais para cuidar da saúde. Ela conta que confia nos medicamentos feitos á base dessas plantas, conhecidos como fitoterápicos.

SONORA: auxiliar de serviços gerais – Antônia Célia

"Eu acho que é mais natural, porque não tem química e não tem nada. As pessoas não precisam ficar saindo de suas casas e indo para o hospital. Eu pego a casca da romã, coloca no forno com um pouco de água e ferve. Deixa esfriar, coloca um pouco de sal e faz o gargarejo. Se estiver inflamado, sai até aquelas bolinhas que ficam na garganta. De fez em quando, quando faço isso, eu acho que desinflama."

REPÓRTER: Os fitoterápicos fazem parte da lista Nacional de Medicamentos Essenciais do Ministério da Saúde. Entre eles, está a babosa para o tratamento de psoríase e queimaduras, o salgueiro para combater as dores lombares e a cáscara-sagrada para tratar prisão de ventre. O diretor do Departamento de Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde, José Miguel Júnior, explica por que os remédios naturais são eficazes.

SONORA: diretor do Departamento de Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde – José Miguel Júnior

" Assim como os medicamentos alopáticos, os fitoterápicos são uma opção terapêutica e é um medicamento tão seguro quanto os alopáticos. Tem que haver o diagnóstico correto e a indicação correta. O paciente precisa fazer um uso correto. Então os benefícios são a população utilizar um medicamento, seguro e eficaz. O usuário tem que seguir a prescrição e a orientação de uso, para que ele tenha as vantagens e os benefícios de um produto dessa natureza."

REPÓRTER: Atualmente, os medicamentos naturais estão disponíveis no SUS em  21 municípios e três  estados. Para saber mais, acesse: www.saude.gov.br.

Reportagem, Diane Lourenço

Receba nossos conteúdos em primeira mão.