FEIRA DE SANTANA (BA): Taxa de cura da Tuberculose no município é de 85%

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 

LOC: Com cerca de 622.000 habitantes, Feira de Santana registrou no ano passado 150 novos casos de Tuberculose, a segunda cidade do Estado da Bahia com mais notificações, atrás apenas da capital. Apesar desse número, a taxa de cura no município chega a 85%, segundo dados da Secretaria de Saúde Municipal. Informações do Ministério da Saúde apontam quea proximadamente 9% dos pacientes diagnosticados com Tuberculose em Feira de Santana são portadores do vírus HIV. A técnica de referência da Vigilância Epidemiológica, Gilca Miranda, afirma que o atendimento de qualidade é fundamental para que os pacientes façam o tratamento e sejam curados.

 

TEC/SONORA:Gilca Miranda, técnica de referência da Vigilância Epidemiológica.

 

“Apesar de ser o segundo município em número de casos, a gente tem um desfecho muito favorável. A nossa taxa de cura aqui é de 85%, então a gente procura dar um atendimento de qualidade, um atendimento humanizado, buscando ter adesão ao tratamento.”

 

LOC: A enfermeira Ivoneide Almeida, que trabalha na unidade de saúde especializada Doutor Leone Coelho Leda, aponta que a Tuberculose é uma doença que pode atingir qualquer um, apesar de ser mais comum em pessoas em situação vulnerável.

 

TEC/SONORA: Ivoneide Almeida, enfermeira.

 

“A maioria dos pacientes que nós atendemos são pessoas de baixa renda, com outras comorbidades, a questão do HIV, tem pacientes que são moradores de rua, mas na verdade a Tuberculose, hoje, acomete qualquer classe social. Mas, a prevalência mesmo, é realmente pessoas de baixa renda, pessoas que tem outra comorbidade, outra doença, moradores de rua, que realmente dificulta o tratamento. Daí que vem a questão do abandono, esses pacientes são mais difíceis de a gente tratar.”

 

 

LOC: Agora que você já sabe que a Tuberculose pode infectar qualquer pessoa, fique atento. Em caso de tosse prolongada por duas a três semanas, febre, cansaço ou falta de apetite, procure imediatamente a unidade de saúde mais próxima de sua casa. A Tuberculose tem cura e o tratamento é oferecido gratuitamente pelo SUS. Para mais informações, acesse saude.gov.br. Ministério da Saúde, Governo Federal.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.