FEIRA DE SANTANA (BA): População precisa receber agentes de combate ao mosquito da Dengue, pede coordenadora de Vigilância

No município, 106 pessoas tiveram Dengue e outras 115, Chikungunya.

Salvar imagem

TEC/SONORA: Vera Lúcia, auxiliar de serviços gerais

“Eu nunca vi um negócio desse. Esse negócio veio para matar mesmo”

LOC: Quem já pegou Dengue, Zika ou Chikungunya, sabe muito bem o que a Vera Lúcia, auxiliar de serviços gerais, está dizendo. Ela teve tanto Zika quanto Chikungunya. Ouvindo a história dela, a gente vê o quanto é importante combater o mosquito transmissor.

TEC/SONORA: Vera Lúcia, auxiliar de serviços gerais
“Eu dormia com os braços abertos. Porque se eu dormisse com os braços encolhidos eu não esticava mais, porque endurecia e inchava. O meu marido dormia fora da cama, porque eu tinha que ficar com os braços abertos.Terrível até para dormir. Para virar de um lado para o outro, o meu marido quem me virava, porque eu não conseguia virar.”

LOC: Para evitar outras histórias como a de Vera Lúcia, cerca de 290 agentes de endemias, passam pelos 98 bairros de Feira de Santana para eliminar criadouros do mosquito transmissor. Segundo informações da prefeitura. A equipe ensina a população a tomar os cuidados necessários para evitar que o mosquito se reproduza. É por isso que a Coordenadora de Vigilância Epidemiológica de Feira de Santana, Francisca Oliveira, pede à população que receba bem os agentes de saúde.

TEC/SONORA: Francisca Oliveira, Coordenadora de Vigilância Epidemiológica

“Que a população aceite, que receba da melhor maneira possível os agentes de endemias. Esses agentes de endemias são identificados com crachás, credenciados pela Secretaria Municipal de Saúde. Nós temos a equipe de bloqueio que trabalha de domingo a domingo, visitando as casas.”

LOC: No município, 106 pessoas tiveram Dengue e 115 Chikungunya, segundo informações da Vigilância Epidemiológica. Para evitar, que mais casos surjam em Feira de Santanta, é importante lembrar que você é o agente principal nessa guerra e não pode deixar o mosquito nascer dentro de casa. Por isso, a recomendação do Ministério da Saúde é separar quinze minutinhos, toda sexta-feira, para eliminar os focos que podem existir na sua casa. Para saber mais acesse: saude.gov.br/combateaedes.

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.