FEIJÓ (AC): Vacinação contra HPV sobe apenas 1% no município. Apenas 23% das meninas entre 11 e 13 anos foram imunizadas

Segunda dose da vacina contra HPV, que protege contra o câncer do colo do útero, está disponível nos postos de saúde, de Feijó

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: O número de vacinações contra o HPV, em Feijó, subiu na segunda dose. O município que, antes apresentava 22 por cento de jovens de 11 a 13 anos imunizadas, agora apresenta um por cento a mais. Mesmo com a pequena evolução, o número é muito baixo em relação à meta do Ministério da Saúde, que é atingir 80 por cento do público alvo. Segundo o Instituto Nacional do Câncer, o câncer do colo do útero é o quarto que mais mata mulheres, no Brasil. A vacina é o meio mais seguro e simples para prevenção. O secretário de Vigilância em Saúde do ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, afirma que, a importância da vacinação colabora para a redução do índice de mortalidade, no Brasil. Ele reforça a importância da vacina para que a mortalidade do câncer do colo de útero se reduza no país. 

SONORA: Secretário de Vigilância em Saúde do ministério da Saúde, Jarbas Barbosa
 
“Por isso que é muito importante que as meninas que tomaram a primeira dose, tomem a segunda. A proteção só está completa quando ela toma a segunda dose e, cinco anos depois ela toma o reforço. E as meninas de nove a 11 anos em 2015 começar a vacinar pra que a gente tenha a mortalidade por câncer de colo de útero reduzida de maneira drástica em nosso país”.
 
REPÓRTER: Já a coordenadora de Vigilância Epidemiológica de Feijó, Verônica Soares, faz um convite a todas as meninas para que compareçam aos postos de saúde do município e se imunizem.
 
SONORA: Verônica Soares, coordenadora de vigilância epidemiológica de Feijó
 
“Convidar as meninas e os pais para que tragam os seus filhos nas unidades para tomarem a segunda vacina do HPV, como foi dito, é para prevenir o câncer no colo do útero e outras doenças a mais.”
 
REPÓRTER: Todas as sete unidades de saúde de Feijó estão com as vacinas disponíveis para as jovens. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das oito da manhã às cinco da tarde. Para realizar a vacinação, a menina deve levar a caderneta de vacinação ou então algum um documento de identidade.
 
Reportagem, Lucas Bolzan

Receba nossos conteúdos em primeira mão.