FEBRE AMARELA: Vacina deve ser tomada pelo menos 10 dias antes de visitar regiões de risco

A doença é transmitida através da picada dos mosquitos encontrados em áreas com matas próximas a rios, lagos e cachoeiras, e os cuidados devem ser tomados com antecedência

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 

Tempo de áudio:

REPÓRTER: Quem for para regiões com risco de contaminação pela Febre Amarela deve estar atento ao prazo de imunização contra a doença. Isso porque a pessoa que toma a vacina só fica protegida depois de 10 dias que recebeu a dose. Como a doença é transmitida através da picada dos mosquitos encontrados em áreas com matas próximas a rios, lagos e cachoeiras, os cuidados devem ser tomados com antecedência. É o que explica o diretor de Vigilância de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch.

SONORA: diretor de Vigilância de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde – Cláudio Maierovitch

“Alguém que vai para uma região, onde existe a transmissão da febre amarela, seja a trabalho, seja em turismo ecológico, e nunca tomou a vacina, deve tomar a vacina pelo menos dez dias antes. A vacina atualmente é oferecida no Brasil inteiro e é uma vacina muito eficaz e a recomendação é para que nas cidades dessas regiões, as crianças sejam vacinadas, devendo receber uma dose a partir dos nove meses de idade e um reforço a partir dos quatro anos de idade. No caso da pessoa já ter tomado uma dose da vacina e essa dose ter sito tomada há mais de dez anos, ela deve tomar um reforço e esse reforço é capaz de produzir a proteção imediatamente."

REPÓRTER: O universitário, Victor Rodrigues, estuda engenharia ambiental e pratica esportes radicais em regiões próximas a rios, lagos e cachoeiras . Por isso, ele conta que está atento aos riscos de ser contaminado pelo mosquito transmissor da febre amarela.  

SONORA: universitário – Victor Rodrigues

“Quase todo final de semana eu vou para cachoeira, fazer trilha, e é importante ter a carteira de vacinação em dia. Tanto para a febre amarela, quanto para as demais vacinas, como a antitetânica, caso você machuque e pode pegar tétano. Teve um evento na Serra dos Pireneus, lá em Pirenópolis. A organização do evento exigiu a vacina da febre amarela e levar o comprovante de dez dias anteriores, para comprovar que você já estava imune. Então, é bastante importante ter a vacinação todas em dia. Quando tem campanha, principalmente a vacina da gripe, aí eu já vou e faço uma revisão de todas as vacinas.”

REPÓRTER: O diretor de Vigilância de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch, alerta para os sintomas da doença.

SONORA: diretor de Vigilância de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde – Cláudio Maierovitch

“Os sintomas iniciais de febre amarela são parecidos com outras doenças infecciosas, em geral com febre, mal estar, vômitos, diarreia. A doença, em seguida, pode afetar o fígado e os rins, fazendo quem que a pessoa fique com a pele amarelada, podem surgir hemorragias, tanto na forma de manchas vermelhas e roxas na pele e este conjunto de problemas nos diversos órgãos pode levar à morte. Então, a grande preocupação é com as pessoas que entram em região de mata."

REPÓRTER: A vacina é a principal forma de prevenção contra a febre amarela e é oferecida pelo SUS em todo o país. Para saber mais, acesse a página do Ministério da Saúde. O endereço é: www.saude.gov.br

Reportagem, Diane Lourenço

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.