FEBRE AMARELA: Pessoas acima de 60 anos ou com doenças autoimunes precisam consultar médico antes da vacinação

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: Moradores de 60 municípios do Espírito Santo estão sendo vacinados contra a febre amarela, que é transmitida pelo Haemagogos, que é um mosquito de característica silvestrepor mosquitos que circulam nas matas. A vacina é segura e oferece 95% de imunidade, de acordo com o Ministério da Saúde. Na maior parte dos casos apresenta poucas reações como dor local discreta devido a aplicação subcutânea no braço. Algumas pessoas podem sentir algum mal estar até cinco dias depois de serem vacinadas, como febre, dor de cabeça ou muscular.


Os casos de reações graves são raros, mas pessoas com doenças autoimunes, como Lúpus, ou idosos com mais de 60 anos de idade têm mais chances de apresentar reações fortes à vacina. A prescrição da vacina para essas pessoas deve ser restrita a real necessidade, ou seja, quando o risco de contrair a doença através da picada de mosquito for maior do que as possíveis reações à vacina de febre amarela. É o que explica o Consultor Científico da Biomanguinhos, da FIOCRUZ, no Rio de Janeiro, o médico Reinaldo de Menezes Martins, especialista em vacinas e estudos clínicos:

TEC./SONORA: Reinaldo de Azevedo Martins – Consultor Científico da Biomanguinhos-RJ.

“E quanto mais idoso, maior é o risco de eventos adversos à vacina. Então as pessoas idosas também tem que levar em conta aquilo que nós chamamos de o risco da doença, o benefício da vacina, fazer uma avaliação e ver se precisa vacinar ou não. Por exemplo, uma pessoa que mora numa pequena cidade do interior, mas que é uma pessoa idosa que não sai de casa, o risco de pegar febre amarela é muito baixo. Agora se a pessoa trabalha junto da mata ou dentro da mata, o risco é muito alto. Então isso tem que ser considerado para vacinar ou não.”

LOC.: Na cidade de Baixo Guandu, no centro-oeste do estado, os idosos que nunca tomaram vacina contra a febre amarela apresentam o laudo médico de indicação, como afirma o Coordenador de Vigilância em Saúde, Azemar de Carvalho:

TEC./SONORA: Azemar de Carvalho-Coord. Vigilância em Saúde de Baixo Guandu-ES.


“Eles estão procurando o médico, estão voltando com o laudo para vacinar, eles estão preocupados, não é? Tem gente que, às vezes, a gente fala: - mas você tem mais de 60 anos e nunca tomou nenhuma dose, tem que ter acompanhamento! Daí eles falam para gente: ‘mas eu vou morrer porque eu estou com mais de 60 anos? ’ Não. É só procurar um médico. Mas eles voltam rapidinho, vão ao médico e voltam com um laudo e, com laudo médico a gente faz.”

LOC.: O Consultor Científico da Biomanguinhos, da FIOCRUZ, no Rio de Janeiro, o médico Reinaldo de Menezes Martins, especialista em vacinas e estudos clínicos, afirma que, apesar da necessidade de acompanhamento médico, as contraindicações são relativas:

TEC./SONORA: Reinaldo de Azevedo Martins – Consultor Científico da Biomanguinhos-RJ.

“Deve ficar claro também que a grande maioria dos idosos que toma a vacina não tem nada, mas aumenta o risco, da mesma maneira que pessoas com doenças autoimunes, a grande maioria não vai ter nada, mas aumenta a frequência, então são contraindicações relativas.”

LOC.: Para saber quais as contraindicações da vacina contra a febre amarela, o Ministério da Saúde disponibilizou informações no site: www.saude.gov.br. Ministério da Saúde, Governo Federal.

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.