EXU (PE): Vacinação contra HPV atingiu apenas 7% das meninas entre 11 e 13 anos, no município

Segunda dose da vacina contra HPV está disponível nos postos de saúde de Exu, para proteger meninas entre 11 e 13 anos do câncer do colo do útero

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 REPÓRTER: O município de Exu, continua com apenas sete por cento das meninas, entre 11 e 13 anos, vacinadas contra o HPV, vírus que causa o câncer do colo do útero. O objetivo do ministério da Saúde é alcançar no mínimo 75 por cento das adolescentes nessa faixa etária. Os pais devem procurar um posto de saúde com urgência, para dar inicio a imunização. De acordo com o Instituto do Nacional do Câncer, somente em 2015, cerca de mil mulheres devem ser diagnosticadas com câncer no colo do útero somente, no estado de Pernambuco. A coordenadora de Imunização do estado, Ana Karina Melo, relata que, os pais estão proibindo as filhas de tomarem a segunda dose devido a notícias sobre reações adversas após a aplicação da vacina. Ela lembra, os benefícios da imunização para o futuro das meninas.
 
SONORA: Ana Karina. coordenadora
 
 “A importância de se vacinar pelo câncer do colo do útero é que é a terceira causa de óbitos por câncer no Brasil, e se eu tenho uma vacina que pode proteger e garantir que daqui a 20, 30 anos essa menina que vai se tornas uma mulher adulta, ao venha adoecer por um câncer que mais mata as  mulheres e eu tenho uma vacina, tenho a prevenção pra evitar tudo isso,é muito importante que seja feito o quanto antes.”
 
REPÓRTER: A vacina é segura e não tem contraindicação. O médico, Olímpio Ferreira de Almeida, ginecologista do Instituto Nacional do Câncer, reforça a importância de se tomar as três doses da vacina e detalha as possíveis reações causadas pela imunização.
 
SONORA:  Olímpio Ferreira de Almeida, médico
 
“Nos países desenvolvidos, não se fazia no primeiro momento o papanicolau, a incidência do câncer era de, 14 por cada 100 mil, 10 por cada 100 mil, quando começou a ser aplicada, mas no sistema organizado, eles reduziram a incidência do câncer do colo do útero de quatro a cinco para cada 100 mil mulheres, então, já reduziu bastante só com o papanicolau, agora com a vacina vai reduzir praticamente a zero.” 
 
REPÓRTER: As doses da vacina são aplicadas em um intervalo de seis meses, com um reforço após cinco anos. Meninas de nove e 10 anos já podem tomar a primeira dose da vacina que previne o câncer do colo do útero. As doses estão sendo aplicadas no posto de saúde da Rua Joaquim Ulisses, no centro de Exu.
 
Reportagem, Rodrigo Santos
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.