ESPÍRITO SANTO: Estado vai receber 1 milhão de doses extras de vacina contra a febre amarela

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: O Espírito Santo vai receber mais de um milhão de doses extras de vacina contra a febre amarela. Até o começo da semana que vem, 500 mil doses já devem ser entregues no estado.
                  
Ao todo, juntando com o que deve ser distribuído nos próximos dias, o Espírito Santo terá recebido 3,6 milhões de doses, aplicadas nas áreas de risco do estado, em 60 municípios.
 
Até agora, 73 por cento dos moradores dos 60 municípios capixabas fronteiriços com Minas Gerais já foram vacinados contra a doença. O objetivo é que, com o aumento na distribuição, a cobertura vacinal chegue a mais de 90 por cento.
 
De acordo com o ministro da Saúde, Ricardo Barros, que anunciou a medida em visita ao estado nesta quinta-feira (2), a distribuição da vacina não será feita toda de uma vez para preservar o próprio medicamento, que precisa ser mantido em temperaturas baixas
 
TEC./SONORA: Ricardo Barros, ministro da Saúde.
 
“Vai ter vacina para todos. Não precisa se preocupar. As vacinas estão disponíveis e, como nós dissemos, elas são entregues no calendário em função de que precisam se mantidas em baixas temperaturas e há um limite de câmaras frias para que esse estoque possa ser transferido”.  
 
LOC.: De acordo com as últimas informações do Ministério da Saúde, existem 132 notificações de febre amarela sendo investigadas no Espírito Santo. 53 casos já foram confirmados e, além disso, 14 mortes aconteceram por causa da doença. O subsecretário de Saúde do Espírito Santo, Sílvio Machado, explica as estratégias do para intensificar a vacinação no Espírito Santo.
 
TEC./SONORA: Sílvio Machado, subsecretário de saúde do Espírito Santo.
 
“Nós estamos bem articulados, tanto localmente quanto com o Ministério. Fizemos um gabinete de monitoramento com a secretaria estadual e secretarias municipais de saúde, de maneira que todas as nossas conduções são articuladas. Todas as estratégias pensadas, e traçadas, são feitas conjuntamente.”
 

 

LOC.: Desde o começo deste ano que o Ministério da Saúde envia doses extras da vacina aos estados que registram casos suspeitos de febre amarela. No total, fora mais de 14 milhões doses extras enviados para Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Bahia. Essa quantidade é apenas um reforço, já que as doses de rotina do Calendário Nacional de Vacinação são enviadas todos os meses aos estados. Mais informações sobre febre amarela, acesse: www.saude.gov.br

Receba nossos conteúdos em primeira mão.