ESPÍRITO SANTO: Estado já imunizou 77% das meninas entre 11 e 13 anos com segunda dose da vacina contra HPV

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: 77 por cento das meninas de 11 a 13 anos do Espírito Santo já tomaram a segunda dose da vacina contra o HPV, vírus causador do câncer de colo de útero. O número representa mais de 67 mil jovens e está perto da meta do estado que é vacinar 80 por cento do público-alvo. Para garantir a eficácia da vacina, as adolescentes vão ter que tomar as três doses. O intervalo da primeira para a segunda dose é de seis meses e, entre a segunda e a terceira, cinco anos. A vacinação das adolescentes antes do início da vida sexual tem melhor resposta na proteção e ajuda a quebrar a cadeia de transmissão, já que aproximadamente 95 por cento dos casos da doença são transmitidos por esse meio. Por isso, a ação vai ter impacto na redução de lesões em ambos os sexos. A estudante Kelly Albuquerque, de 12 anos é moradora da cidade de Linhares. Ela já tomou a vacina e reconhece que ela é importante para o futuro.
 
SONORA: estudante – Kelly Albuquerque
 
“Já! Doeu um pouquinho, mas vale a pena para a nossa proteção. Porque aí elas têm que pensar no futuro que vai ser bom para elas tomarem.”
 
REPÓRTER: O HPV é um dos principais causadores do câncer de colo de útero. De acordo com estudos da Organização Mundial da Saúde, 270 mil mulheres, no mundo, morrem devido à doença. Neste ano, o Instituto Nacional do Câncer estima o surgimento de 15 mil novos casos no Brasil – 270 apenas no estado capixaba. A coordenadora do programa estadual de Imunização do Espírito Santo, Daniele Grilo, chama as meninas de 11 a 13 anos para se vacinarem e se protegerem contra uma das principais causas de morte das mulheres.
 
SONORA: coordenadora do programa estadual de Imunização do Espírito Santo - Daniele Grilo
 
“Essas meninas que estão tomando essa vacina agora, no futuro vai ser uma geração que a gente espera um impacto muito grande na redução desse câncer, que hoje é o terceiro que mais mata as mulheres no nosso país. A gente chama as crianças para tomarem essa vacina que é muito importante na prevenção do câncer de colo de útero, e elas serão um público beneficiado, por que no futuro podem ser a geração onde vai ocorrer uma redução muito grande do câncer.”
 
REPÓRTER: O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, reforça aos pais e meninas de 11 a 13 anos que não há motivos para terem receio, já que a vacina é segura.
 
SONORA: secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde – Jarbas Barbosa
 
“Vale lembrar que essa vacina já é usada em mais de 100 países do mundo. Essa vacina tem mais de 50 milhões de doses aplicadas na Europa, nos Estados Unidos. É recomendada, essa vacina, porque é uma vacina eficaz para prevenir o câncer do colo do útero e é uma vacina segura. Nós não tivemos nenhuma reação grave associada a essa vacina no Brasil, como não houve em nenhum lugar do mundo. Há reações adversas, como em qualquer produto injetável, reações alérgicas, reações locais. Isso é infinitamente menor que os grandes benefícios que essa vacina pode produzir”.
 
REPÓRTER: Completar as doses da vacina contra o HPV é essencial para evitar no futuro o câncer do colo do útero. Segundo dados do Ministério da Saúde, a doença mata 14 mulheres por dia no Brasil. Meninas de 11 a 13 anos devem procurar o posto de saúde mais próximo para se vacinar. E é totalmente de graça.
 
Reportagem, Victor Maciel

Receba nossos conteúdos em primeira mão.