ESPIGÃO D'OESTE (RO): Ações da prefeitura não impediram surto de Dengue em 2016

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Dados da Secretaria Estadual de Saúde de Rondônia mostram que o município de Espigão do Oeste registrou 722 casos de Dengue, de janeiro a agosto. O número revela que a cidade atravessa um quadro de surto da doença. De agosto a novembro, período em que a quantidade de chuvas diminui, seis pessoas ficaram doentes. A secretária municipal de saúde de Espigão do Oeste, Laura Guedes, garante que o município está tomando todos os cuidados possíveis, e explica que a doença possui ciclos de maiores contágios.

TEC/SONORA: Laura Guedes, secretária municipal de Saúde de Espigão do Oeste

“O que eu vejo é que a cada dois anos parece que tem um surto. O porquê eu não sei. Agora, os cuidados a gente tem tido. Nós fizemos mutirão de limpeza na cidade inteira, e orientações nas escolas. Esse ano, nós envolvemos muito as escolas aqui.”

 LOC:  A secretária elenca as ações da prefeitura para alertar os moradores sobre o risco de haver focos do mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika dentro de casa. 

TEC/SONORA: Laura Guedes, secretária municipal de Saúde de Espigão do Oeste

 “Palestras educativas envolvendo todas as escolas, trabalho de conscientização, trabalho de casa a casa, em 100% das residências. O município até gratificou quem fez trabalho extra, além do que é preconizado pelo Ministério da Saúde.”

LOC: Mesmo com tudo isso, a cidade vive um surto de dengue, porque, segundo a secretária Laura Guedes, faltou uma peça chave para impedir essa situação: a participação popular. Por isso, ela convoca os moradores de Espigão do Oeste para assumirem o seu papel na batalha.

TEC/SONORA: Laura Guedes, secretária municipal de Saúde de Espigão do Oeste

 “Só se vai combater a Dengue quando cada morador entender que o mosquito é criado na casa de cada um. Então cada um fazer semanalmente uma vistoria em casa para ver se tem algum criadouro. Se não tem criadouro ou água parada, não tem mosquito, isso todo mundo sabe. Mas, por mais que a mídia fale, às vezes as pessoas esquecem disso.”

LOC: Separe 15 minutos por semana para verificar a existência dos focos do mosquito. É bom lembrar que tanto a Dengue, quanto a Chikungunya e o Zika trazem consequências sérias para a vida da pessoa, entre elas a impossibilidade de trabalhar por muitos dias. Quer saber como se combate o mosquito? Acesse saúde.gov.br/combateaedes e confira as dicas para evitar a reprodução do mosquito.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.