EPITACIOLÂNDIA (AC): Ministério da Saúde recomenda que cidade priorize ações de combate ao Aedes

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: O combate ao Aedes aegypti não tem trégua em Epitaciolândia. O município tem 207 casos de notificação dengue, dois de vírus Zika e 29 de chikungunya. Essas doenças e o Zika são transmitidos pelo mosquito. Para que os números diminuam e a população fique livre dos perigos do Aedes, cada um deve cumprir a sua parte. Além de fazer uma limpeza em casa ao menos uma vez na semana, é importante deixar que os agentes de saúde entrem na sua casa. O trabalho desses profissionais é essencial para que a vistoria seja completa e qualquer criadouro do mosquito seja eliminado. O secretário de Saúde do Acre, Gemil Junior, reforça a importância da presença dos agentes.

 

SONORA: Gemil Júnior, secretário de Saúde do Acre

 “É muito importante que essas pessoas tenham uma consciência, que a população atenda da melhor maneira possível, com carinho, os agentes que estão diariamente nos bairros, para levar uma oportunidade de salvar as pessoas, alí eles vão fazer uma orientação para os moradores.”

 

REPÓRTER: Cerca de 400 agentes de saúde e de endemias visitam e fazem a vistoria de imóveis em todo Acre, identificando e acabando com possíveis criadouros do mosquito. Em todo o país, aproximadamente 266 mil agentes de saúde e quase 50 mil agentes de endemias fazem esse trabalho preventivo. Para saber mais sobre como proteger a sua família das doenças transmitidas pelo Aedes, acesse o site: combateaedes.saude.gov.br.

 

Reportagem, Ana Freire

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.