ENTREVISTA (2): Dubladora da Princesa Leia, Mabel Cezar fala sobre a carreira

Dubladora de personagens como Princesa Leia, de Star Wars, Jessie, de Toy Story e Minnie Mouse, fala sobre carreira

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

Olá, eu sou a Sara Rodrigues, e no Agência Entrevista de hoje eu vou bater um papo com a dubladora de personagens muito conhecidas aqui no Brasil. Mabel Cezar é a voz brasileira da Princesa Leia, de Star Wars, Jessie, de Toy Story, e da Minnie Mouse. Este programa está dividido em dois blocos. Esse é o bloco dois.

Por que você considera tão importante exercer essa profissão?

“Eu sempre falo nas minhas aulas que eu tenho orgulho de formar defensores da dublagem, pessoas que valorizam essa profissão, que não apenas entendem o valor dela, mas que entendem a necessidade. Porque através da dublagem, a gente torna acessível aquele projeto para o Brasil inteiro, que é um país tão grande, tão diverso, com pessoas tantas classes sociais, metade analfabeta. Quem mora no Sudeste, como eu, que vive essa vida Rio-São Paulo, não tem ideia do que as pessoas passam no interior do país. E a dublagem é muito importante.”

Então, para terminar, gostaria de ouvir algumas das vozes que você já dublou? Você pode falar para gente frases com as vozes da Princesa Leia, Jessie e Minnie?

“A princesa Leia, eu redublei ela. A gente dublou os filmes antigos, então foi uma redublagem, e ela era nova. Nos últimos, ela já era uma senhora, e depois ela veio a falecer. Então era uma voz bem pensada para uma senhora, e eu lembro que eu descobri uma voz que encaixou ali, e eu não vou lembrar exatamente agora. A gente só lembra quando a personagem está na nossa frente. Era uma coisa mais ou menos assim: “Solo, que a força esteja com você”. A Jessie, de Toy Story, é aquela caubói maravilhosa, que é parceira do Woody, e ela faz mais ou menos assim ‘Ihaa, caubói, caubói, caubói, chama o Buzz Lightyear’. E a Minnie, da Turma do Mickey, é aquela doçura com aquela voz agudíssima, que tem uma risada que eu amo que é fofinha assim: ‘Ai, Mickey você é tão divertido.”. Também tem uma que eu amo de paixão, que é a Jay, de Eu, a Patroa e as Crianças, que ela fala ‘Cala a boca, Michael. “Chama logo o cabeção do seu filho’.”

Bom, termina agora o programa Agência Entrevista. Eu sou Sara Rodrigues e conversei com a dubladora Mabel Cezar. Obrigada pela audiência e até a próxima!
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.